Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Fim de ano: época pode ser estressante para famílias que possuem pets

Veterinária dá dicas de como deixar esse período o menos frustrante possível para animais e tutores

 

Dezembro é época de bons sentimentos, confraternizações, férias, verão, reuniões de família e amigos, diversão e descanso. Porém, a ideia de que essa época do ano só é de coisas boas não é a realidade em todos os lares. Para algumas pessoas, esse é um período em que  a preocupação e os cuidados por conta dos pets ficam redobrados, visto que para alguns deles as festas de fim de ano são um momento em que eles acabam saindo da sua zona de conforto e tranquilidade.

De acordo com Giovana Ferreira, médica veterinária do Meu Pet Club — health pet que oferece planos de saúde para cães e gatos com cobertura em 100% do território brasileiro, — a situação para alguns tutores pode ser complicada, mas passível de solução. “Fim de ano pode ser muito estressante para os pais de alguns pets, quando, na verdade, não precisava ser dessa forma. É possível fazer adaptações com os bichinhos para que esse período tão aguardado seja delicioso para todos”, analisa a profissional.

Confira abaixo algumas dicas que a profissional separou para as famílias com pet:


Alimentação

Alguns alimentos que fazem parte da ceia, e são amados pelos humanos, podem ser proibidos para cães e gatos, como chocolate e uvas — frescas ou passas, — pois podem possuir uma toxicidade muito alta para os pets, podendo levar, em alguns casos, à morte. 

Por isso é interessante oferecer ao animal brinquedos recheáveis, para que ele fique entretido. Ainda assim, é preciso ficar atento e não deixar alimentos e bebidas alcoólicas ao alcance deles. 


Viagens

Tirar o pet do ambiente em que ele está acostumado acaba gerando estresse e ansiedade. Por isso, se vai levá-lo para viajar com você é importante adaptá-lo à mudança. Comece acostumando ele com a caixinha de transporte e fazendo passeios de carro pelo bairro, para que ele vá se habituando com a situação.

Além disso, durante o trajeto, é fundamental que haja paradas estratégicas para que o animal possa caminhar um pouco, fazer suas necessidades biológicas, se alimentar e hidratar. 

“Esse tópico é um dos que mais precisa de atenção, porque viajar com o cãozinho ou o gato pode ser frustrante, principalmente se não houver planejamento. As vacinas precisam estar em dia, e ter recurso para caso algo dê errado, como um plano de saúde, por exemplo, é primordial. Eu brinco que temos que esperar o melhor, mas nos prepararmos para o pior, sempre”, explica a Giovana. 


Calor do verão

Antes de expor o pet a um passeio muito longo, verifique as condições do clima e a temperatura. Já para a hidratação, é interessante espalhar vários potes de água fresca pela casa e/ou quintal, mantendo sempre limpo e fazendo a troca. Essa é uma forma de incentivá-lo a ingerir mais líquido. 

Outra dica é fazer picolé de ração ou congelar água em uma garrafa. Depois é só cortar o plástico e deixar o animal brincar com o gelo. 


Fogos de artifício

Os gatos e cachorros possuem audições bem mais aguçadas que a dos seres humanos. Por esse motivo, uns ficam assustados e outros estressados durante as  queimas de fogos. 

Forneça um abrigo seguro para o pet. Pode ser algo familiar para ele se abrigar como a casinha ou a cama dele, e procure deixar objetos que ele goste e esteja habituado por perto.

Deixe portões, portas e janelas fechados para evitar fugas. Protetores auriculares também são bem úteis, uma vez que reduzem os ruídos e protegem a audição. 

“Parecem coisas simples, mas, certamente, essas dicas tornarão a vida das famílias que possuem pets mais fácil no fim de ano”, finaliza a veterinária do Meu Pet Club.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados