Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Luto coletivo, neurocirurgião explica.

O médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de SP, Dr. Fernando Gomes fala sobre o luto em um dia após a morte do rei Pelé. Ele explica que o processo de perda pode atingir pessoas de formas diferentes. E é importante respeitar o tempo de cada um e a maneira como cada pessoa encontra para lidar com a ausência do outro. 

“É importante respeitar essa fase que é diferente para cada pessoa. Não dá para medir a dor e o sofrimento de cada um, mas existe um processo de resiliência cerebral que acaba trazendo, depois de um certo tempo, algum conforto”, explica o especialista. 

Segundo Gomes, o luto é composto por cinco fases. São elas: 

• Fase inicial -- indivíduo tende ao isolamento e a negar a situação;

• Fase de raiva -- indivíduo luta contra o que aconteceu;

• Fase de barganha -- indivíduo tenta fazer trocas e tende a ter pensamentos como “isso acontece com todos”;

• Fase de depressão -- indivíduo sente uma tristeza profunda;

• Fase de aceitação -- indivíduo acaba entendendo o significado de todo esse processo que aconteceu. 

O neurocirurgião diz ainda que apesar de o luto ser um processo muito doloroso — e que, às vezes, a pessoa precise de um suporte religioso e/ou profissional da psicologia e psiquiatria --, a tendência é que com o tempo ela passe a lembrar daquilo com amor, carinho e saudade, livre de sentimentos ruins. 

“Existem fases do luto e entender que não adianta querer pular ou atropelar estas etapas, porque faz parte do processo do amadurecimento psíquico, ajuda o processo.” 

Dr Fernando Gomes -Professor Livre Docente de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas de SP com mais de 2 milhões de seguidores. Professor Livre Docente de Neurocirurgia, com residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é neurocirurgião em hospitais renomados e também coordena um ambulatório relacionado a doenças do envelhecimento no Hospital das Clínicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados