Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Não deixe seus afazeres e metas só para 2023

Por que esperar o ano de 2023 para mudar? Mude Agora! (Créditos: Unsplash)
Muitas pessoas deixam de realizar algumas metas para realizarem no ano seguinte

 

Com os inúmeros compromissos de final de ano, festas e comemorações com a empresa e amigos, o mês tende a ser relativamente mais curto. Com isso, é muito importante ficar atento aos sinais que o corpo mostra: cansaço ou irritabilidade são alertas que são muito comuns para pessoas que se sobrecarregam com os trabalhos e demais pendências.  

De acordo com pesquisas feitas pela (FGV EAESP) em 2022, com mais de 500 brasileiros, 43% afirmaram que estão sentindo uma sobrecarga no trabalho. Essa sobrecarga a médio e longo prazo pode ocasionar um esgotamento psicológico, prejudicar as relações sociais e afetivas, fadiga e, consequentemente, diminuição da produtividade. Uma síndrome muito comum entre os sobrecarregados é do impostor.  

Com isso, o Helaman Fernandes, CEO da Aliança e especialista em EdTechs, listou alguns sintomas muito comuns de pessoas que sofrem com a “síndrome do impostor”:


Procrastinação

O indivíduo, em meio a tantos afazeres, se vê perdido do porquê e por onde começar suas pendências, deixando sempre para depois. Não consegue se organizar, empurra os compromissos com a barriga, a partir de uma insegurança para realizar os trabalhos.

 

Autocrítica excessiva

É normal que pessoas façam análises críticas sobre suas ações. Mas para quem possui a síndrome do impostor isso se torna completamente excessivo e desassociado da realidade. É como se as pessoas perdessem a capacidade de encontrar pontos positivos em si mesmas. 

 

Perfeccionismo

É aquela pessoa que sente constante insatisfação com seu desempenho e duvida da qualidade do seu trabalho, buscando fazer tudo com excelência e perfeição e, quando não atingido, acaba se cobrando e fazendo comparações. 

“Esperamos muito para mudar de casa, construir a nossa própria empresa, aprender um novo idioma e investir, de fato, em nós. Muitas pessoas vão deixar para mudar de emprego ou cargo somente no ano de 2023, mas a realidade é que muitos recrutadores de vagas de janeiro ou fevereiro já estão em busca de profissionais desde já, então para que esperar a chegada de um novo ano para mudar?!”, afirma Helaman Fernandes, CEO da Aliança, EdTech brasileira presente em 19 países. 

Engana-se que não existem vagas para esse ano ainda: de acordo com a Ipema, Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis, as contratações de trabalhadores temporários para o período das festas de final de ano deverão crescer 5,5%. No total, devem ser abertas este ano 155 mil vagas em todo o país. A expectativa é que 15% desse contingente - ou 23 mil pessoas - tenham chances de serem efetivados. 

Essa alta taxa de possibilidades de efetivação e a possibilidade de trabalhos só mostram que, aos poucos, as pessoas vão tendo a oportunidade de mudar de carreira e obter novos cargos. Para esse momento, é importante se desenvolver e se capacitar, e o investimento na educação nunca é em vão. Um grande diferencial que muitas empresas requisitam é a fluência em algum idioma, sendo o inglês o mais comum. Apenas 5% dos brasileiros têm o inglês como segundo idioma e os fluentes na língua são apenas 3%. Pesquisas da Catho, plataforma de vagas, mostram que a remuneração de um funcionário fluente em inglês, em cargo de gerência, é até 70% maior em relação a um profissional do mesmo nível hierárquico, mas sem a fluência na língua. 

Antes, o processo de se aprender um novo idioma parecia ser muito prolongado e burocrático. Hoje, existem várias metodologias que ajudam os mais diversos perfis de estudantes do Brasil. A Aliança conta com aulas de 30 minutos que podem ser inseridas na rotina caótica dos estudantes, fornecendo todo o suporte necessário para que o aprendizado seja o melhor possível. Ajudando em dúvidas específicas, conversação e até simulação de entrevistas, a Aliança possui a metodologia para quem quer aprender inglês de um jeito inovador! 

Aliança - EdTech brasileira presente em 19 países que, desde 2015, une educação e tecnologia em prol do desenvolvimento profissional de estudantes do Brasil e do mundo.


aliancaamerica.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados