Esses sistemas
ganham cada vez mais espaço entre planos de saúde, enquanto os pacientes
abraçam a telemedicina
Um dos segmentos com mais avanços tecnológicos
recentes foi o da saúde. Impulsionado pela pandemia da Covid-19, instituições
de saúde se viram obrigadas a buscar soluções rápidas e eficazes para análise
de dados, exames e telemedicina. A triggo.ai,
startup focada em desenvolver produtos e soluções personalizadas voltadas para
Data Analytics e Inteligência Artificial, tem atuado nesse segmento e observado
como as empresas do ramo têm se beneficiado com esse mercado em
ascensão.
Como exemplo, a triggo.ai desenvolveu um sistema
que auxilia um dos maiores hospitais do País, desde a engenharia e arquitetura
à ciência e visualização de dados. O objetivo é construir modelos capazes de
distribuir pacientes de acordo com critérios de risco de saúde. Na prática,
quando o paciente chega, esse sistema permite que ele seja atendido de maneira
mais eficiente pelo profissional da saúde, de acordo com a sensibilidade de seu
caso. A solução evita, também, a sobrecarga dos médicos, que podem distribuir
melhor o tempo de atendimento, de acordo com a urgência e gravidade de cada
um.
Para se ter uma ideia, a pesquisa Global AI
Adoption Index 2022, divulgada pela IBM, revela que 41% das
empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial, com crescimento
considerável nos últimos dois anos. Destacam-se nesse contexto o uso de IA para
segurança e combate a ameaças virtuais, conversação, marketing e vendas e
automatização de processos, itens relevantes também para o setor de saúde.
Atenta a esse cenário, a triggo.ai tem buscado
oferecer resultados rápidos e eficientes, com desenvolvimento de produtos e
soluções para o segmento de saúde.
“A saúde tem histórico conservador em tecnologia e
inovação, enquanto áreas como financeiro, telecomunicações e varejo sempre
adotaram perfil mais atento às inovações tecnológicas. Com a pandemia,
tornou-se necessária maior agilidade na análise de dados, além de usar o
universo digital como arma para conter o vírus e tratar as pessoas.
Consequentemente, a IA passou a direcionar a saúde, o que proporcionou
uma verdadeira revolução tecnológica no setor”, explica Anderson Paulucci,
cofundador da triggo.ai.
Resultados em tempo recorde
Com a ciência de dados e a análise preditiva, é
possível extrair informações e resultados de exames em tempo recorde. A
automação de processos e uso de robótica também se faz presente, por exemplo,
desde o agendamento de consultas até a realização de procedimentos cirúrgicos
simples. Com Inteligência Artificial, é possível organizar informações, reter
dados importantes e até mesmo evitar fraudes médicas.
"A IA tem como principal trunfo a otimização
de tempo. Com ela, conseguimos automatizar tarefas repetitivas e, assim, focar
o conhecimento humano em novas oportunidades e ideias. A IA na saúde ajuda a
mapear e eliminar possíveis causas de um problema, economizando também
dinheiro", explica o executivo.
Atendimento remoto
Para o público final, o principal impacto dessa
revolução na saúde é a popularização da telemedicina. O atendimento remoto
garantiu o contato imediato entre paciente e médico e isso chegou para ficar.
Com a praticidade do modelo, é possível encurtar a distância e, principalmente,
aliviar o sistema, como em clínicas e hospitais, que podem concentrar esforços
em urgências ou casos graves. Com a telemedicina, a tendência é que o serviço
atinja uma parcela cada vez maior da população, demandando alta qualidade e
operacionalização das conexões.
Nesse sentido, é fundamental que as empresas contem
com sistemas seguros e capazes de proteger os dados dos clientes, além do
respeito à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
“Na era da tecnologia, mais do que nunca, é
necessária uma análise de dados mais complexa e efetiva. É uma época de
reinvenção constante. O mercado, então, tem o desafio de tomar decisões mais
baseadas na lógica dos dados para oferecer uma melhor experiência aos pacientes
e dos cuidados da saúde como um todo. Fundamental, ter uma visão única em toda
a jornada e a integração de bases de dados com total qualidade e
confiabilidade, para atingir os resultados esperados”, conclui Paulucci.
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