Segundo o
especialista Éber Feltrim, essa tecnologia rompe barreiras geográficas,
garantindo atendimento especializado a qualquer hora e local
A tecnologia é uma grande aliada de diversos
setores, inclusive quando se trata da área da saúde. O recurso vem
possibilitando, inclusive, que a telepresença se torne cada vez mais comum nos
consultórios, melhorando a experiência das consultas a distância, por exemplo.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e
consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a telepresença
reproduz o encontro presencial de uma forma muito próxima da realidade. “Tanto
o médico quanto o paciente têm a sensação de estarem na mesma sala por meio de
uma tecnologia de holograma ou com óculos de realidade virtual”, explica.
E como essa metodologia pode ser implementada? Ele
aponta que, no caso das consultas, são necessários hardware e software
especializados. Trata-se de um investimento inicial alto por conta de todos os
equipamentos necessários para a implementação. “O Brasil ainda se encontra em
estágio inicial e isso acontece porque a internet, muitas vezes, apresenta falhas
e até mesmo falta de velocidade. Mas são números que estão em constante
crescimento”, destaca Éber.
Os benefícios da telepresença na saúde, por sua
vez, são inegáveis, já que a tecnologia permite que as barreiras geográficas
sejam rompidas, garantindo um atendimento especializado a qualquer hora e em
qualquer local. “Além disso, os diagnósticos a distância se tornam cada
vez melhores devido à alta definição de imagens no caso das experiências
imersivas, principalmente para especialidades em que a visão é importante para
a análise dos sintomas, como no caso da dermatologia”, explica Feltrim.
Ele afirma que outro benefício é a melhora dos
cuidados domiciliares com os robôs controlados a distância, sobretudo no
contexto atual de envelhecimento da população. “A demanda por cuidadores está
cada vez mais difícil de atender, de modo que soluções tecnológicas podem
ajudar a aliviar a pressão por esse tipo de serviço”, revela.
Para o futuro, o especialista conta que uma das
expectativas é que os smartphones se tornem um instrumento de
acesso à saúde, com os pacientes intensificando o uso dos dispositivos móveis
para acessar informações em tempo real sobre o próprio corpo. “Se você ainda
não utiliza, provavelmente, conhece alguém que acompanha o número de passos e
os batimentos cardíacos por smartwatch”, exemplifica.
Além disso, os dados obtidos poderão ser utilizados
pelos profissionais de saúde para entender comportamentos do paciente,
inclusive, do ponto de vista de adesão ao tratamento.
Paralelamente, com todos os dados disponíveis, é possível fazer um atendimento personalizado desde o primeiro contato, passando pelo diagnóstico, até todo tratamento médico. “A integração facilita e otimiza a rotina dos profissionais responsáveis pela tomada de decisão, tornando o atendimento final mais rápido e eficaz”, conclui Feltrim.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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