Alguns profissionais como, por exemplo, médicos, nutricionistas, psicólogos e advogados, não podem divulgar seus serviços porque os conselhos que regulamentos essas profissões não permitem que eles façam propagandas do próprio negócio.
Mesmo com a autorização do cliente/paciente, para esses profissionais não consentido postar resultados de procedimentos médicos ou processos jurídicos, não é tolerado fazer propaganda dos serviços, das formas de pagamento ou descontos, nem divulgar promoções ou sorteios. Para eles, também não é admitido fazer qualquer divulgação ou dizer expressões como “o melhor advogado”, “o tratamento mais eficiente”, “o único capacitado para”, ou “resultado garantido”.
Mas se esses profissionais não são autorizados a
fazer propaganda, como se destacam em áreas tão concorridas? É aí que entram
algumas ferramentas da comunicação como, por exemplo, as redes sociais, os
blogs, o networking e a assessoria de imprensa. Você sabe como essas
ferramentas podem ajudar a divulgar o seu negócio? Saiba mais abaixo:
Redes Sociais: Com seu poder de dar grande visibilidade ao profissional, nas redes
sociais, o advogado ou profissionais de saúde podem postar conteúdo educativo
com dicas de saúde ou jurídicas. Lembrado que devem ser conteúdos informativos,
curtos e simples de entender. Por favor, esqueçam as dancinhas!
Site:
Apesar de ter menos visibilidade que as redes sociais, ter um site significa
marcar presença no ciberespaço. Lembre-se que não basta colocar seu telefone,
e-mail, endereço e contar o que faz. É essencial otimizar a técnica de SEO -
Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), para o site se
destacar nas pesquisas do Google e gerar tráfego orgânico (aquele que não é
pago).
Páginas de Conteúdo (Blog): São excelentes para publicar conteúdos extensos
com informações relevantes, podendo explicar melhor o que foi publicado nas
redes sociais e até exemplificar e auxiliar no entendimento do leitor. Nesta
página, o profissional pode mostrar todo o seu conhecimento sobre sua área de
atuação. Manter um blog ativo, não é simples, é preciso ter disciplina. Por
isso, algumas pessoas preferem delegar esse serviço à um jornalista/redator ou
assessor de imprensa.
Networking: Network é um termo inglês. “Net” é rede e “work” é trabalho e na tradução livre significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O networking nada mais é que uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si. Participar de uma rede de contatos é fundamental para qualquer profissional ou empresa ganhar visibilidade e potencializar as oportunidades por meio de relacionamentos.
E por último está a assessoria de imprensa. Uma das
formas mais eficiente e eficaz de dar credibilidade ao trabalho desses
profissionais, pois serão terceiros apresentando o profissional como uma fonte
fidedigna de informação.
Assessoria de imprensa: Apesar da difusão dos meios digitais como principal ferramenta de busca e informações e preciso ter em mente que para quem não é permitido fazer uma propaganda como, por exemplo, os médicos, nutricionistas, psicólogos e advogados, a melhor saída é participar de uma entrevista na tv, rádio, sites, revistas e jornais.
Por isso, a assessoria de imprensa é uma ferramenta da comunicação muito útil para esses profissionais. Por meio desse serviço, eles são convidados a participarem de entrevistas em matérias jornalísticas, que têm como função esclarecer a sociedade sobre um determinado assunto, levando informação de qualidade e indiretamente difundindo com credibilidade e autoridade profissionais, serviços e negócios.
Neste tipo de divulgação, o profissional não pode se autopromover, mas ele é apresentado pelo nome, especialidade e empresa que representa. Com a assessoria de imprensa, além de consolidar sua imagem na comunidade em que atua, o profissional também se torna reconhecido, valorizado e respeitado por clientes e colegas de profissão.
Existem muitas outras profissões e negócios que não
são autorizados a fazer propaganda. Um exemplo disso, são os laboratórios
farmacêuticos, que não podem fazer publicidade de remédios genéricos. Neste
caso, eles fazem uso do networking no balcão da farmácia, e se utilizam da
força da assessoria de imprensa para falar sobre as doenças que os medicamentos
tratam, indiretamente, estão divulgando o remédio.
Adriana
Vasconcellos Soares - formada em jornalismo pela
Universidade de Mogi das Cruzes e Pós-graduada em Comunicação Organizacional e
Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atua desde 2.000 no
desenvolvimento de estratégias para divulgar empresas, produtos, e serviços em
geral. Atualmente é sócia da Six Bureau de Comunicação, uma agência focada em Comunicação
Empresarial e Assessoria de Imprensa. Fundada em 2012, a Six Bureau de
Comunicação é especializada em desenvolver e estabelecer mecanismos de
comunicação que gerem novos negócios, fixe a marca e alavanquem a credibilidade
de seus clientes na mídia jornalística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário