Pressionados pela constante alta demanda, o setor varejista se tornou o mais preocupado em trazer investimentos tecnológicos para facilitar seu cotidiano. Em busca de garantir um atendimento próximo, personalizado e mais humanizado possível, o uso de voicebots tem se mostrado uma ferramenta poderosa nessa missão, capaz de criar uma verdadeira revolução na comunicação entre o varejo e seus clientes.
Desenvolvidos para atuar em diversos pontos ao
longo da jornada de compra dos consumidores, o uso destes agentes virtuais de
voz no atendimento ao cliente é capaz de solucionar um alto volume de dúvidas e
demandas corriqueiras dos usuários, de forma simples, automatizada e a um baixo
custo.
Seja para solicitar uma segunda via do boleto,
consultar preços, rastrear pedidos ou cancelar uma aquisição, os voicebots
trazem uma enorme agilidade na resolução de problemas no varejo, sem que os
usuários tenham que aguardar em filas extensas, por longos períodos, até que
sejam atendidos por telefone ou pessoalmente.
Quais os benefícios do voicebot para o
varejo?
Ao entrar em contato, o cliente pode se deparar com
uma série de opções personalizadas, de acordo com suas necessidades – trazendo,
em sua essência, um equilíbrio entre a objetividade no atendimento e uma
humanização fundamental para a satisfação com a marca.
Com a digitalização utilizada como base deste
relacionamento, a escalabilidade no atendimento é extremamente beneficiada, uma
vez que dispensa a necessidade de um profissional para sanar dúvidas comuns do
dia a dia. Afinal, o voicebot é considerado como uma das ferramentas
comunicacionais mais inclusivas do mercado, carregando um maior poder empático
na conversação por voz.
Não à toa, frente a tamanhas vantagens, dados
divulgados pelo estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” mostram que
87% dos varejistas já incorporam as transformações tecnológicas em sua rotina –
sendo considerado como uma prioridade de investimento para 50% das empresas.
Dentre todas as ferramentas disponíveis no mercado,
o voicebot
commerce se mostra como uma das mais poderosas tendências para o
varejo. Voltados para facilitar e otimizar compras através de ligações, esses
assistentes virtuais permitem que o setor ofereça produtos personalizados e
complementares aos consumidores, com serviços que estejam alinhados a seus
perfis e demandas.
Um de seus maiores diferenciais está, justamente,
na possibilidade de serem programados para realizarem ligações automáticas
oferecendo cupons de descontos estrategicamente direcionados a seu histórico de
compras, promoções, e muitas outras ações que contribuam para uma maior
satisfação no atendimento, retenção com a marca e, ainda, menor abandono do
carrinho.
Implementar o agente virtual de voz na rotina do
setor varejista é uma estratégia fundamental para garantir uma comunicação mais
otimizada e assertiva com os consumidores e, acima de tudo, promover uma maior
satisfação, retenção e aumento de vendas frente aos concorrentes que
dispensarem os benefícios deste recurso em suas operações. Mas, para alcançar
tamanho êxito, certos pontos devem ser levados em consideração.
Como implementar o voicebot no varejo?
Para que consigam evoluir constantemente e
acompanhar as demandas do público-alvo, os voicebots precisam ser desenvolvidos
com base em um mapeamento minucioso acerca do perfil e desejos dos consumidores
de cada companhia. É preciso compreender a fundo o tipo de atendimento
esperado, seus desejos e como conciliar todas essas demandas com o objetivo
desejado no uso do agente virtual.
Em um exemplo prático, caso a ferramenta seja destinada
para elevar o volume de vendas do negócio, a voz utilizada no atendimento deve
ser a mais empática possível – trazendo sentimento e entusiasmo para que o
cliente não sinta grandes diferenças na qualidade da conversação quando feita
por um profissional. Em objetivos de cobranças, pagamentos ou assuntos
correlacionados, o agente deve ser programado com um tom mais conservador e
formal, adequado para este fim.
A definição eficaz do drive de voz do voicebot é um fator determinante para sua assertividade no varejo. Quando desenvolvido com base nas necessidades do público-alvo e em um ritmo de cadência direcionado para tais perfis, os varejistas, certamente, conquistarão mais satisfação de seus consumidores e uma grande valorização da marca no mercado.
Leonardo
Coelho - Head de Customer Sucess e
Product Manager do Voice Bot na Pontaltech, empresa especializada em
comunicação omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário