Estratégia foi elaborada pela Sodexo Benefícios e Incentivos e usa como base as datas comemorativas do varejo
Existem diversas estratégias
a ser utilizadas para que um negócio vá bem e se destaque. Uma das ações que os
estabelecimentos de alimentação também podem adotar é o de elaborar um
planejamento que os auxilie a fazer das datas comemorativas um momento de mais
lucratividade. Para isso, basta criar o chamado calendário de promoções. Nele,
deve constar as principais estratégias que serão utilizadas pelo comércio a fim
de atender à grande demanda que surge nesse período. Esse agendão pode auxiliar
também no cumprimento de metas e na projeção de ações futuras. Um exemplo é
saber o tempo de duração de cada ação promocional e a criação de novas.
Para ajudar a montar esse
planejamento, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises
relevantes no mercado e para o mercado da Sodexo Benefícios e Incentivos,
preparou uma série de dicas que explicam como aplicar essa técnica e,
consequentemente, aumentar o número de vendas de bares e restaurantes.
“Páscoa, Dia das Mães, Dia
dos Pais, Natal e o Ano Novo são exemplos de datas comemorativas que costumam
estimular o público a consumir mais, tendo efeito bastante positivo para o
varejo, inclusive de alimentação, especialmente por se tratar de momentos do
ano muito celebrados em família. Por isso, elaborar um calendário de promoções
ajuda o estabelecimento a atingir de maneira eficiente o seu público-alvo,
atraindo o maior número de clientes, novos ou recorrentes. Isso ajuda a
antecipar tendências de vendas e potencializar os resultados financeiros do
negócio”, afirma Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor executivo de
estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Confira a seguir as
dicas:
- Planeje a atuação: na etapa de
planejamento, você deve identificar seu público-alvo. Isso é fundamental
para definir como será a ação em si e o processo de divulgação: qual
estratégia será adotada, período de duração, entre outros pontos
importantes. Além disso, construa o objetivo da campanha: aumentar as
vendas? Ser reconhecido na região de atuação? Atrair clientes que ainda
não conhecem a casa? Essas definições ajudarão a guiar todo o restante da
sua estratégia.
- Estabeleça um prazo para
sua ação promocional: deixe bem claro para seu consumidor que
a promoção é válida apenas por tempo limitado. Crie uma situação em que
seu público perceba que deixará de ganhar uma vantagem se não consumir seu
produto dentro do prazo estimado.
- Crie um super evento: ficou satisfeito
com o resultado de apenas um dia de celebração? Por que não estender para
um período maior de eventos? Algumas datas comemorativas são tão especiais
que podem sim ganhar uma super semana cheia de promoções e festividades.
Transforme o Dia das Mães em uma semana especial e ofereça pratos com
diferentes descontos a cada dia, por exemplo.
- Escolha o tipo de
promoção:
existem diversos tipos de promoções que podem estimular as vendas no
estabelecimento, desde competições e sorteios até descontos por tempo
limitado, passando por demonstração grátis de produtos e cupons de
primeira compra ou bonificações por recompra frequente. Portanto, cabe à
gestão elaborar o planejamento e propor promoções que não apenas atraiam o
consumidor, mas que também favoreçam o mix de produtos e o segmento no
qual atua o empreendedor.
- Tenha coerência com a
promoção:
é bem pouco atrativo oferecer um refrigerante nas compras acima de R$ 200,
não é mesmo? Lembre-se de que uma promoção bem aceita pelo público
contribui para os resultados de vendas do negócio. Contudo, ainda na etapa
de planejamento, é necessário avaliar o orçamento, pois o caixa do
estabelecimento não pode ser afetado pelas ações.
- Pense na divulgação da
ação promocional: elabore um planejamento considerando as seguintes
questões: Quando iniciar a divulgação? Em quais redes sociais vou mostrar
essa novidade para meu público? Ter tudo isso previamente definido
colabora para uma análise mais efetiva ao final da campanha, de modo a
entender o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado. Conte ainda com
uma lista de contatos dos seus clientes, autorizada previamente para
comunicação, e realize envios de mensagens para os consumidores que já se
interessam pelo estabelecimento.
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SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS
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