Vender por meio de um e-commerce costuma ser
mais desafiador do que você imagina. Diferente de uma venda tradicional, onde você
consegue negociar e argumentar com o cliente, no e-commerce o cliente vai
decidir comprar onde sentir segurança e onde encontrar preços mais baixos e
entrega rápida.
Mas, como ter o menor preço, segurança, entrega rápida, um bom layout e ainda
ter um bom resultado?
Não existe uma receita pronta, pois cada empresa tem suas características,
ramo, produto, regime tributário. Esses pontos mudam o resultado da empresa.
Somente com um estudo aprofundado e personalizado é possível elaborar um plano
para a empresa oferecer um preço bem competitivo e ainda gerar um bom resultado
financeiro.
No entanto, existem sim algumas alternativas para melhorar a performance do seu
e-commerce. Neste artigo, a Consultora Financeira Patricia Pazold apresenta 5 principais dicas. Confira!
1 – Analisar todos os custos variáveis da empresa
Observe seu marketplace. Como são cobrados fretes e comissões? Analise seu regime
tributário e pondere se realmente compensa ou se é mais vantajoso mudar para
outro que poderá trazer créditos tributários. Examine também todas as taxas de
vendas de meios de recebimentos, caso você tenha seu site próprio.
2 - Considere todos os custos fixos e busque formas de reduzi-los
Detalhe todos os seus custos fixos, veja o que você consegue reduzir com
fornecedores e otimização de mão- de -obra. Observe o que pode ser barateado e
o que é um custo desnecessário. Dessa forma, você poderá reduzir seu preço
final, tornando seu negócio mais atrativo.
Verifique principalmente aplicativos utilizados em e-commerce, você pode ter 3
aplicativos com as mesmas funcionalidades sem saber e ter custos
desnecessários.
3 - Observe os resultados por marketplace
Se você vende em marketplace, você precisa separar os resultados por cada
canal. Assim, você conseguirá saber o que está trazendo mais margem, o que
oferece os menores custos e conseguirá melhorar o preço final para o
consumidor.
4 - Conciliação de recebíveis
Concilie todos os seus recebimentos. Verifique com cautela se realmente o que
está no contrato com os marketplaces ou meios de pagamentos estão sendo
cobrados corretamente e se estão no seu orçamento.
5 - Projeção do resultado com indicadores e metas
Elabore projeções do resultado com simuladores. Coloque o resultado que deseja
como meta e trabalhe focado nessas projeções. Dessa maneira, você poderá
trabalhar cada produto, aumentando ou diminuindo o preço para ser competitivo,
acompanhando os resultados e tomando as decisões necessárias para não perder
vendas.
Patricia Pazold - Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em
Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira,
Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. No mercado de trabalho,
Patrícia possui 21 anos de experiência na área financeira, atuando com setor
financeiro, contábil, compras, crédito, cobrança e logística. Além disso,
também conta com uma bagagem de 12 anos de experiência em gestão de equipes. É
especialista em consultoria financeira, elaboração e execução de treinamentos,
reestruturação do setor financeiro, reestruturação do setor de logística
(frota), controle de custos e despesas e controladoria.
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terça-feira, 19 de julho de 2022
5 dicas para alcançar melhores resultados no seu e-commerce
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