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segunda-feira, 2 de maio de 2022

Maio amarelo - ortopedistas ensinam a prevenir lesões no trânsito

 

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, todos os anos o mês de maio ganha a cor amarela. Segundo o Ministério da Saúde, as lesões causadas pelo trânsito representam a principal causa de morte, a décima primeira causa mais importante de todas as mortes e o nono fator contribuinte para a carga mundial de morbidade, além de centenas de milhares de pessoas feridas e - algumas delas - se tornam permanentemente incapacitadas. 

Os traumatismos mais comuns decorrente dos acidentes são as fraturas em membros inferiores, como no fêmur, tíbia e nos pés além de desgaste e problemas na coluna, quadril e ombros pela má postura na direção. “Geralmente, em acidentes, os pacientes apresentam diversas lesões devido à alta velocidade e impacto do trauma, já o descuido na postura ao dirigir pode levar a dores musculares e problemas sérios na coluna e lesões ligamentares graves nos joelhos”, afirmam os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee, ambos de SP.

Em um acidente, o dano mais comum está diretamente ligado à coluna cervical e ao pescoço. “Na maioria das vezes, essas lesões são provocadas pelo movimento da cabeça em relação ao tórax na batida que pode ainda provocar inúmeros traumatismos, fraturas ósseas e intervenções cirúrgicas. Fraturas do úmero (osso do braço articulado ao ombro), por exemplo, geralmente afetam o paciente politraumatizado”, revela Dr. Pedro. 

E não são apenas os acidentes que podem causar problemas. Dr. Bruno avisa que o descuido ao dirigir também pode trazer consequências como o encurtamento dos músculos da coxa devido a longos períodos com os joelhos dobrados, fraqueza e desequilíbrio muscular e lesões como hérnias, fissuras e desgaste nos discos da coluna vertebral. “Dores agudas, aquelas que surgem pontualmente, também podem acometer aqueles que não se cuidarem atrás do volante - em especial na região das costas e ir desde a coluna cervical até a lombar”, fala. 

Para todos os descuidos, os médicos concordam podem ser corrigidos com a adoção de uma postura correta atrás do volante, aliada ao tratamento dos problemas adquiridos, podem ajudar a combater a progressão deles. “Quanto aos problemas musculares, o quadro é menos grave e mais simples de resolver se o motorista de manter ativo fisicamente e investir nos alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular. Isso inclui a manutenção do peso corporal, evitando a obesidade e a prática diária de exercícios físicos”, finaliza Dr. Lee.
 

 

Dr. Pedro Baches Jorge - CRM 117.484 - Ortopedista Especialista em Joelho e Medicina Esportiva.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é especialista em Cirurgia do Joelho e Oncologia Ortopédica, Medicina Esportiva e Artroscopia. É responsável pelo Núcleo de Medicina do Joelho da Clínica SOU, Mestre e Doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e também membro de seu Grupo de Trauma Esportivo, é membro do corpo clínico e membro cofundador do Núcleo de Medicina Esportiva do Hospital Sírio Libanês, Diretor científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e também membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.
 

Dr. Bruno Takasaki Lee - CRM: 120.229 - Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo

Médico formado e Especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tendo praticado inúmeras atividades esportivas durante sua vida, o Dr. Bruno Lee integra seu conhecimento técnico ao esportivo, unindo o conhecimento anatômico, patológico e funcional para o alcance do melhor resultado no tratamento de suas patologias. Nos últimos anos, o Dr. Bruno Lee buscou continuamente o aperfeiçoamento nas técnicas minimamente invasivas para tratamento das patologias dos pés. Esta nova técnica, em sua opinião, revolucionou e continuará revolucionando o cuidado nas patologias do pé e tornozelo.


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