Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no
trânsito em todo o mundo, todos os anos o mês de maio ganha a cor amarela.
Segundo o Ministério da Saúde, as lesões causadas pelo
trânsito representam a principal causa de morte, a décima primeira causa mais
importante de todas as mortes e o nono fator contribuinte para a carga mundial
de morbidade, além de centenas de milhares de pessoas feridas e - algumas delas
- se tornam permanentemente incapacitadas.
Os traumatismos mais comuns
decorrente dos acidentes são as fraturas em membros inferiores, como no fêmur,
tíbia e nos pés além de desgaste e problemas na coluna, quadril e ombros pela
má postura na direção. “Geralmente, em acidentes, os pacientes apresentam
diversas lesões devido à alta velocidade e impacto do trauma, já o descuido na
postura ao dirigir pode levar a dores musculares e problemas sérios na coluna e
lesões ligamentares graves nos joelhos”, afirmam os médicos ortopedistas Dr.
Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee, ambos de SP.
Em um acidente, o dano mais comum
está diretamente ligado à coluna cervical e ao pescoço. “Na maioria das vezes,
essas lesões são provocadas pelo movimento da cabeça em relação ao tórax na
batida que pode ainda provocar inúmeros traumatismos, fraturas ósseas e
intervenções cirúrgicas. Fraturas do úmero (osso do braço articulado ao ombro),
por exemplo, geralmente afetam o paciente politraumatizado”, revela Dr. Pedro.
E não são apenas os acidentes que podem causar
problemas. Dr. Bruno avisa que o descuido ao dirigir também pode trazer
consequências como o encurtamento dos músculos da coxa devido a longos períodos
com os joelhos dobrados, fraqueza e desequilíbrio muscular e lesões como
hérnias, fissuras e desgaste nos discos da coluna vertebral. “Dores agudas,
aquelas que surgem pontualmente, também podem acometer aqueles que não se
cuidarem atrás do volante - em especial na região das costas e ir desde a
coluna cervical até a lombar”, fala.
Para todos os descuidos, os médicos concordam podem
ser corrigidos com a adoção de uma postura correta atrás do volante, aliada ao
tratamento dos problemas adquiridos, podem ajudar a combater a progressão
deles. “Quanto aos problemas musculares, o quadro é menos grave e mais simples
de resolver se o motorista de manter ativo fisicamente e investir nos
alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular. Isso inclui a manutenção
do peso corporal, evitando a obesidade e a prática diária de exercícios
físicos”, finaliza Dr. Lee.
Dr. Pedro Baches Jorge - CRM
117.484 - Ortopedista Especialista em Joelho e Medicina Esportiva.
Graduado
em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é
especialista em Cirurgia do Joelho e Oncologia Ortopédica, Medicina Esportiva e
Artroscopia. É responsável pelo Núcleo de Medicina do Joelho da Clínica SOU,
Mestre e Doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e também membro
de seu Grupo de Trauma Esportivo, é membro do corpo clínico e membro cofundador
do Núcleo de Medicina Esportiva do Hospital Sírio Libanês, Diretor científico
da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e também
membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.
Dr.
Bruno Takasaki Lee - CRM: 120.229 -
Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo
Médico
formado e Especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo. Tendo praticado inúmeras atividades esportivas durante sua vida, o Dr.
Bruno Lee integra seu conhecimento técnico ao esportivo, unindo o conhecimento
anatômico, patológico e funcional para o alcance do melhor resultado no
tratamento de suas patologias. Nos últimos anos, o Dr. Bruno Lee buscou
continuamente o aperfeiçoamento nas técnicas minimamente invasivas para
tratamento das patologias dos pés. Esta nova técnica, em sua opinião,
revolucionou e continuará revolucionando o cuidado nas patologias do pé e tornozelo.
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