Famílias e educadores devem estar atentos para a importância do brincar
Comemorado em 28
de maio, o Dia Internacional do Brincar é celebrado em mais de 40 países e foi
instituído como forma de lançar luz para a importância desse direito das
crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse direito
infantil está ao lado de outros que contemplam a aprendizagem: conviver,
participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Para marcar a data, duas
especialistas da Geekie falam sobre os benefícios do brincar.
Brincar estimula a criatividade e autonomia das
crianças; em contato com seus pares, elas aprendem noções essenciais de
convivência; além disso, as brincadeiras ajudam no desenvolvimento integral
infantil nas dimensões física, social, cultural, cognitiva, afetiva e
emocional; e o brincar estimula outras habilidades fundamentais como a
motricidade. Esses são os benefícios destacados por Sandra Castro e Fernanda
Batista dos Santos – respectivamente diretora editorial e coordenadora
editorial da Geekie – para o Dia Internacional do Brincar.
Celebrada em 28 de maio, a data foi criada para trazer visibilidade para a
importância de um dos direitos infantis.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), esse direito infantil está ao lado de outros que contemplam a
aprendizagem: conviver, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Segundo
Sandra Castro, “os primeiros anos da criança são os mais preciosos, porque é na
primeira infância que se formam, com mais celeridade e consistência, as
sinapses cerebrais que possibilitam o desenvolvimento das capacidades, das
habilidades e do potencial intelectual e social do indivíduo”, afirma.
“É neste contexto que entra a importância das
brincadeiras. Por meio delas, as crianças reelaboram situações, enfrentam
desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade,
levantam hipóteses, entre outros. Como sociedade, temos que criar espaços para
o brincar infantil; temos que garantir que as crianças possam brincar,
investigar, correr, pesquisar. Um ponto destacado pela BNCC é que quanto mais
lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente
educacional, melhor será o desenvolvimento da criança”, complementa Fernanda
Batista dos Santos.
Dia Internacional do Brincar
Celebrado em 28 de maio, o Dia Internacional do
Brincar foi criado em 1999 pela associação nacional de brinquedotecas International
Toy Library Association (ITLA) com o objetivo de celebrar e reforçar
a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira
vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância
(Unicef). A partir de então, mais de 40 países a celebram. De acordo com as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas
pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter
como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Brincar é extremamente
importante para o desenvolvimento infantil, pois a partir da brincadeira a
criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, segundo os
especialistas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também
contempla o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem: conviver,
brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se. Ainda segundo a BNCC, é
direito de todas as crianças “brincar cotidianamente de diversas formas, em
diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos),
ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus
conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais,
corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.
Fonte: Ministério da Educação.
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