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segunda-feira, 23 de maio de 2022

DIA INTERNACIONAL DO BRINCA



Famílias e educadores devem estar atentos para a importância do brincar

Comemorado em 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar é celebrado em mais de 40 países e foi instituído como forma de lançar luz para a importância desse direito das crianças. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse direito infantil está ao lado de outros que contemplam a aprendizagem: conviver, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Para marcar a data, duas especialistas da Geekie falam sobre os benefícios do brincar.


Brincar estimula a criatividade e autonomia das crianças; em contato com seus pares, elas aprendem noções essenciais de convivência; além disso, as brincadeiras ajudam no desenvolvimento integral infantil  nas dimensões física, social, cultural, cognitiva, afetiva e emocional; e o brincar estimula outras habilidades fundamentais como a motricidade. Esses são os benefícios destacados por Sandra Castro e Fernanda Batista dos Santos – respectivamente diretora editorial e coordenadora editorial da Geekie – para o Dia Internacional do Brincar. Celebrada em 28 de maio, a data foi criada para trazer visibilidade para a importância de um dos direitos infantis.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse direito infantil está ao lado de outros que contemplam a aprendizagem: conviver, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Segundo Sandra Castro, “os primeiros anos da criança são os mais preciosos, porque é na primeira infância que se formam, com mais celeridade e consistência, as sinapses cerebrais que possibilitam o desenvolvimento das capacidades, das habilidades e do potencial intelectual e social do indivíduo”, afirma.

“É neste contexto que entra a importância das brincadeiras. Por meio delas, as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses, entre outros. Como sociedade, temos que criar espaços para o brincar infantil; temos que garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar. Um ponto destacado pela BNCC é que quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional, melhor será o desenvolvimento da criança”, complementa Fernanda Batista dos Santos.


Dia Internacional do Brincar

Celebrado em 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999 pela associação nacional de brinquedotecas International Toy Library Association (ITLA) com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, mais de 40 países a celebram. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois a partir da brincadeira a criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, segundo os especialistas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se. Ainda segundo a BNCC, é direito de todas as crianças “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.

 

Fonte: Ministério da Educação.


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