Cada vez mais surgem novos artistas com um grande sonho em comum: uma carreira de sucesso. Para o especialista em distribuição digital, Jeff Nuno, uma das coisas que o artista precisa ter é estratégia.
Jeff explicou que quando se trata dessa questão
estratégica, ele diz que o artista e sua equipe precisam ter uma visão muito
mais ampla do que é a carreira dele.
“Como uma empresa, você precisa ter uma visão em 360 de
onde você pode atuar, de todo o mercado que você pode atuar e de todas as
fontes de renda que você pode ter. Então, se você tem resultado no digital,
logicamente tem que estar pensando em todas as outras fontes de renda que você
possa vir a ter”, disse.
Nuno afirmou que é preciso enxergar os artistas como
empreendedores, onde o produto do seu negócio são eles mesmos. “Você tem
que confiar no seu negócio. Acho que independência hoje é tudo, você tem que
ter o controle e a gerência do seu negócio. Pra mim, eu acho que tem que
trabalhar na cabeça, no ponto focal.”
Antes de qualquer coisa, para Jeff, o artista precisa
melhorar a si mesmo. “O artista precisa colocar na cabeça que é uma pessoa
independente, que pode gerir seu negócio e que pode trabalhar para que seu
negócio seja amplo. Desenvolver estratégias para um alcance 360, da forma que
pode.”
Entre as estratégias de massificação do nome e do
trabalho do artista, precisa estar o investimento em várias áreas e não só no
digital, como muitos pensam.
“Se você tem o digital e ele tá dando um resultado
positivo, você também tem que ampliar para outras áreas, como shows, por
exemplo. Se você faz muito show, se está tendo muito resultado nessa área,
saiba que você tem que trabalhar o seu digital também porque se você não faz
isso, uma hora você pode ficar sem show. E se você não tá no digital, como que
você vai competir mercadologicamente em relação a isso?”
O especialista explicou que “antes você tinha que estar
na televisão para falar que você era um artista famoso. Hoje em dia você tem
que estar nos tops virais das plataformas digitais e ter milhares de
visualizações nos seus vídeos do YouTube. Você tem que estar estourando no
TikTok, e em um monte de plataformas que as pessoas vejam que você está
estourado, aí as pessoas começam a comprar o seu show.”
Por fim, o empresário deu uma dica aos novos artistas:
“gerenciem as suas carreiras. Acreditem que vocês podem gerir elas sem depender
de ninguém pra ficar se aproveitando do seu ou colocando a mão no seu dinheiro
ou no seu negócio. No final das contas você ser um refém disso, você não tem
controle disso.”
Nuno ainda deu o exemplo de Anitta, que hoje tem um empresário fora do Brasil, mas mesmo assim tem controle total sob sua carreira. “Anitta é uma artista que tem controle da sua carreira. Ela pode ter empresário dela, mas eu conheço o que ela passou e as pessoas que estavam relacionadas a ela. Eu sei que ela queria ser uma pessoa independente em relação a querer gerir a sua própria carreira e conseguiu”, finalizou.
Jeff Nuno - especialista e pioneiro em
negócios no mercado digital no Brasil, graduado em música e MKT, começou sua
trajetória no mundo da música em 2011, vendendo shows de bandas de rock e shows
de sua própria banda: VIP-A. Na estréia vendeu 170 shows em tempo recorde
enquanto, também, produzia e organizava eventos. A banda foi semifinalista do
Grammy como "Revelation" e "Melhor Álbum de Rock". No ano
seguinte, Jeff mergulhou de cabeça no mercado do streaming, que na
época estava em seus primórdios. Ao entrar para o time de uma Distribuidora
Digital, ele contribuiu para que, no mesmo ano de sua entrada, a empresa crescesse
mais de 500% e 400% no segundo ano. No final de 2018, Jeff passou a
gerenciar seus próprios negócios de distribuição digital e expandiu sua
área de atuação com escritórios na Espanha, Brasil e Estados Unidos.
Atualmente, é uma referência no mercado, dividindo o sucesso com seus clientes
que são: artistas, gravadoras e personalidades influentes no mundo digital.
http://www.pressmf.global/br/portfolio/details/jeff-nuno
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