Setor se destaca no
e-commerce, e previsão é que continue em alta nos próximos anos; CEO da Petina
Soluções Digitais lista
motivos para marcas de moda investirem nas vendas
online, principalmente via marketplacesCrédito: Canva
Nunca se vendeu tanta
moda pela internet, e essa é uma tendência que veio para ficar. De
acordo com o relatório “E-Commerce do Brasil” de 2021, o setor de moda cresceu
cerca de 40% no marketplace, e isso foi consequência direta da pandemia de
covid-19. No entanto, mesmo com as lojas físicas já em funcionamento, as vendas
online continuam a registrar aumento.
Para Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções Digitais, o marketplace veio para ficar. “Esse é um movimento sem volta, pois é um meio de comprar com facilidade e cheio de vantagens. Nos marketplaces, os clientes conseguem comparar preços e adquirir vários produtos de uma só vez, otimizando seu tempo”, avalia o executivo.
Muitas lojas que funcionavam apenas de forma presencial tiveram que se reinventar durante a pandemia, e uma das opções foi recorrer às vendas pela internet através de marketplaces. “Grandes marcas também aderiram ao e-commerce, com o intuito de alcançar clientes de diversas regiões do Brasil e impulsionar as vendas”, explica.
A cada 10 pessoas entrevistadas, 7 adquiriram itens de moda nos últimos três meses via marketplaces, considerada a categoria que mais atraiu novos clientes. De acordo com levantamento recente do Mercado Livre, nesse segmento o número de pedidos cresceu 29%, e os produtos que mais vendem são: sapatos (27%), calças (10% ) e camisetas (10%).
"Estamos com um projeto em parceria com o Mercado Livre, de rodar todos os pólos de moda no Brasil e realizar eventos presenciais, com o objetivo de mostrar o potencial que tem o segmento online, quais são os pontos necessários para realizar muitas vendas, e quais são as chaves principais para atrair os clientes como o título do anúncio, incluir boas fotos, a ficha técnica do produto, tabela de medidas”, afirma.
Na visão de Garcia, embora o ramo
esteja se consolidando, muitos empresários ainda não conhecem bem os benefícios
de atuar na modalidade online. Pensando nisso, ele listou 5 vantagens para vender moda em marketplaces:
Vendas
com abrangência nacional
A venda online “quebra
fronteiras”, e torna a moda acessível para todos. Ainda hoje, em muitas cidades
do Brasil- principalmente as do interior- um grande número de consumidores enfrenta
dificuldades para comprar seus “itens de desejo”. “Muitos ainda não conseguem
ter acesso às roupas ‘bonitas e da moda’ que vêem nas propagandas, pois tais
produtos não chegam ao varejo físico de sua cidade. Nesse sentido, a internet e
o marketplace democratizam o acesso à moda. Isso porque, no marketplace, o
produto pode ser comercializado para qualquer lugar, fora da cidade de origem”
, resume o executivo.
Agilidade
para lançar tendências
Outra vantagem é a possibilidade de “apresentar” novidades de forma rápida, devido à facilidade de acesso e ampla repercussão obtida pela internet.
“Um exemplo, é quando
uma blogueira ou programa de TV lançam uma moda e o fabricante consegue
produzir uma roupa semelhante e, em uma semana, ou dez dias, já consegue
colocar em todos os marketplace para vender. Ou seja, o empresário de moda pega
aquilo que está em evidência, cria o produto e, de forma ágil, consegue
comercializar e atender a todo Brasil”, comenta Garcia.
Maior
visibilidade
O marketplace também
possibilita atuar em diversas plataformas, ampliando exponencialmente a
visibilidade do produto.
“Hoje todas as grandes
lojas de moda viraram marketplaces, e é possível colocar um item em grandes
sites, que têm relevância em moda. A grande vantagem, nesse caso, é utilizar um
único estoque para vender em diversos marketplaces. Por exemplo, o comerciante
só tem 1 produto em estoque, mas consegue anunciá-lo em todos os marketplaces,
expondo o item em questão em 15 plataformas diferentes”, resume o CEO da Petina.
Mais
segurança ao vender
As operações via
marketplace também são mais seguras, tanto do ponto de vista de quem compra
quanto do ponto de vista de quem vende. “No caso do comprador, ele tem a
garantia de que a bandeira por trás da compra garanta aquela transação, caso
algo dê errado. Já o vendedor, caso a sua loja tenha
uma boa reputação, sempre tem a segurança do “chargeback” (cancelamento da
transação) de um cliente que depois que realizou a compra, ele nega o pagamento
pelo cartão, então isso é uma grande segurança.
Prazo
de recebimento mais curto
Outro benefício da
modalidade é o prazo de recebimento, que em geral é bem mais curto do que a
média do varejo físico. “A plataforma que paga mais rápido hoje é o Mercado
Livre. O comerciante pode vender utilizando o Mercado Envios, no qual o produto
é enviado, o cliente o recebe em apenas 5 dias depois da entrega do pedido
mesmo parcelado, o valor é liberado na conta corrente do vendedor”, finaliza
ele.
Petina - pioneira na gestão de negócios online
para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais.
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