Brasil tem mais de 1,5 milhão de lojas online e especialista aponta como alavancar resultados e se diferenciar da concorrência
As vendas online tiveram um crescimento de 12,59% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o índice MCC-ENET. O faturamento do comércio eletrônico no período aumentou 11,02% na mesma comparação. Cresce também o número de lojas online no país. Pesquisa da PayPal Brasil com a BigDataCorp aponta que, em média, 789 novas lojas online foram criadas por dia em 2021 – ao todo, já são mais de 1,5 milhão de lojas virtuais no Brasil.
E na medida em que cresce o volume de e-commerces, aumenta a competitividade no setor e a importância de proporcionar a melhor experiência para o cliente. “Se o seu e-commerce proporciona uma boa experiência de compra, o consumidor vai, com certeza, recomendar a sua loja e, provavelmente, comprar mais vezes. São as experiências positivas, de ponta a ponta, que aumentam as chances de conversão e de fidelização”, comenta Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.
Rodrigo traz quatro dicas que podem ajudar lojistas a venderem mais e a criarem uma boa experiência para o público:
1. Invista em soluções de logística
O consumidor de hoje, cada vez mais, tem pressa para
comprar e também para receber seus produtos em casa. Da mesma forma, espera
agilidade e praticidade no atendimento se necessitar de informações para
acompanhar o pedido ou fazer alguma troca ou devolução. Há ferramentas
disponíveis no mercado que aperfeiçoam essa logística, aprimoram o atendimento
e encurtam prazos. De chatbots a plataformas de logística reversa, vale a pena
conferir as soluções disponíveis e investir naquelas que podem trazer melhorias
e bons resultados.
2. Aproveite as datas comemorativas
Impulsionar as vendas online não é algo complicado de se
fazer e uma boa tática é aproveitar os feriados e datas comemorativas para
divulgar cupons de descontos e promoções válidas por tempo limitado. Com isso,
além de acelerar as vendas, o lojista ainda cria uma aproximação com o
consumidor, que costuma encarar de forma positiva a oportunidade de comprar
itens já desejados em condições mais atrativas. Essa facilidade e atenção
também influencia na experiência de compra e pode favorecer a fidelização.
3. Explore as redes sociais
As redes sociais são vitrines de vendas e também
importantes canais de relacionamento. É importante investir em mídia espontânea
e definir estratégias conforme o comportamento do seu público. O Instagram e o
Facebook são as plataformas que mais atraem clientes, devido à ferramenta de
catálogo que possuem. Mas dependendo do público alvo do seu negócio, outras
plataformas também podem ser interessantes – muitos lojistas estão vendendo
pelo TikTok, por exemplo. Além de usar as redes sociais como canal de venda,
esses ambientes são ótimos para interagir, gerar identificação, fortalecer a
reputação da marca e fidelizar.
4. Otimize os mecanismos de
pesquisa
Assim como a plataforma da
loja precisa ser intuitiva e agradável de navegar, os mecanismos de busca disponíveis
também precisam facilitar a jornada de compra e direcionar o consumidor naquilo
que ele deseja e necessita. O sistema de busca inteligente e recomendação da
SmartHint, por exemplo, tem busca por voz e faz recomendação proativa de forma
personalizada e automatizada, ou seja, recomenda ao cliente produtos com maior
chance de compra e mais relevantes conforme seu histórico de navegação e seus
interesses. Essas e outras facilidades tornam a busca mais ágil e assertiva e,
com isso, a experiência de compra fica mais prática, fluida e agradável.
SmartHint - sistema de busca inteligente e recomendação para
e-commerce da América Latina.
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