"Não seja
refém do imediatismo e desespero, planejar ainda mitiga maior parte dos riscos,
senão todos eles".
Não saber como começar um plano, ter pressa pelo
resultado e preferir tentar e errar, não ter um foco ou direcionamento, não
conhecer verdadeiramente recursos, não ter visão de longo prazo, motivo ou
propósito claros para o que pretende fazer, entre outros fatores, causam a
sensação de dificuldade de planejar ações.
Se planejar antes de agir é a forma mais comprovada
de eficiência e eficácia no resultado. Por isso, o chamado diagnostico prévio,
para ter clareza, esclarecimento do estado atual da empresa e também da
qualidade da visão de longo prazo são fundamentais para iniciar um
planejamento.
E como mitigar cada um destes pontos que impedem a
realização de um planejamento?
Não saber como começar pode acontecer. Para superar
esse primeiro entrave, deve-se buscar mais informações, procurar profissionais
que possam ajudar, ver exemplos de quem errou e, principalmente, parar de
repetir que não sabe fazer.
Sempre há algo que se consegue planejar bem, mas
que nem se tem ideia disso: o que vestir, como irá cortar o cabelo, a cor da
roupa, a cor do esmalte. Logo, não se deve repetir que não se conhece como
planejar algo.
Planejamento é, sim, o processo mais desafiador,
seja na empresa, projetos pessoais e profissionais, pois exige uma visão
sistêmica, visão de todas as possibilidades, integração entre áreas e recursos,
entender qual o objetivo futuro e, no caso das empresas, traduzir esta visão
futura em termos operacionais.
Fazer a distribuição de objetivos e submetas pela
organização, eleger responsáveis, prazos, métricas, estudar recursos
necessários, validar sequência de ações, prazos e entregas acordadas por cada
departamento e agente envolvido no planejamento, tornam o processo de execução
da estratégia e a transformação do intangível em tangível ainda mais
intrincados, pois exigem um conhecimento e envolvimento profundo da empresa.
O segundo fator que pode prejudicar todo um
planejamento é ter pressa na realização. Muitos querem agir rapidamente sem
planejar, achando que ganha tempo. Talvez se ganhe tempo para aprender que não
funciona assim, mas ai já ocorreu a perda de recursos, os resultados não são
obtidos e, em alguns casos, o dano é irrecuperável.
Também é fundamental ter formas de comunicação,
treinamentos em todas as instâncias e reforços com feedback e correção de rota
durante o processo, incluindo considerar outros componentes, como: estrutura
organizacional, cultura, pessoas, sistemas, para criar sinergia entre estes
elementos e garantir o bom alinhamento e foco no mesmo objetivo.
Por isso, as organizações de sucesso investem muito
na comunicação da estratégia corporativa e reforçam com todas as unidades
organizacionais e departamentos o plano, analisam e medem sempre os resultados,
aferindo e corrigindo rotas. Desta maneira, pode-se atuar para identificar e
corrigir as causas e não apenas mitigar os sintomas.
Portanto, o importante é fazer um diagnóstico
empresarial completo, conhecer verdadeiramente as dificuldades e
potencialidades e, a partir daí, traçar planos. Agindo de forma profissional e
direcionada, é possível atingir os resultados esperados e não ser mais refém
das surpresas ou do acaso.
Fábio Lima - consultor e
mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC - Light Consulting e
Coaching. www.lightconsulting.com.br
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