Empresas que
participaram do programa Brasil Mais, em 2021, conquistaram resultados
positivos em meio à pandemia
Não é novidade que a inovação pode ajudar pequenos
negócios a se reinventarem e conquistarem novos espaços no mercado. A pandemia
da covid-19 deixou claro que pensar e fazer diferente pode garantir não só a
sobrevivência, mas também um aumento na produtividade. É nesse sentido que o
Brasil Mais, programa do governo federal em parceria com o Sebrae, está mudando
a realidade de 300 mil famílias que trabalham nas empresas acompanhadas pela
iniciativa.
Um levantamento feito pelo Sebrae aponta que, em
média, as empresas que participaram do programa conquistaram, entre abril e
setembro de 2021, um aumento de 43% na sua produtividade e 26% a mais no seu
faturamento. Desde o início das atividades do Brasil Mais, em novembro de 2020,
um total de 69 mil empresas foram atendidas.
Em Macapá (AP), a hamburgueria do empreendedor
Thiago Marques buscou a inovação para se diferenciar no mercado. Com um estilo
único na cidade, ele apostou em um atendimento mais personalizado, com a
escolha do pão e do ponto da carne, além de cervejas e chopps artesanais para
conquistar a clientela. Ao participar do Brasil Mais, a empresa recebeu,
gratuitamente, acompanhamento e orientação de um Agente Local de Inovação (ALI)
do Sebrae por quatro meses. Durante esse período, o ALI fez um raio-X da
situação do negócio para avaliar a realidade da hamburgueria, e ajudou o
empresário na construção e implantação de um plano de inovação. Como resultado
desse acompanhamento especializado, a empresa contabilizou uma alta de 30% no
faturamento, a partir de mudanças simples que foram implementadas de forma
rápida e com alto impacto. Thiago agora quer diversificar a atuação no mercado
e, além da hamburgueria, vai produzir produtos voltados para supermercados.
Em Itaituba, no Pará, a empresária Zandria Arai
também conseguiu aumentar a produtividade da sua livraria gospel. Com a ajuda
de um Agente Local de Inovação (ALI), ela implementou ferramentas para melhorar
a competitividade do negócio. Além do site, a empresa começou a utilizar um
modelo de organização de estoque e um novo sistema operacional de lançamento de
entrada e saída de mercadorias. Com as inovações na gestão, a livraria alcançou
um resultado em torno de 30% maior no faturamento. “O programa operacional não
supria as minhas necessidades. Quanto ao estoque, hoje tenho uma pessoa
responsável por ele. Até para fechar os pedidos ficou mais fácil. Minha
experiência não poderia ter sido melhor, pois através das ferramentas de
inovação minha empresa conseguiu destravar e alavancar as vendas. Nosso
faturamento está crescente. A nossa demanda está maior e a equipe está mais
ativa, com metas diárias e cada um está fazendo o seu melhor”, contou.
Participe do 9º Congresso Brasileiro de
Inovação
Nos próximos dias 9 e 10 de março, o Sebrae, em
parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realiza o 9º Congresso
Brasileiro de Inovação da Indústria. Em formato híbrido, com transmissão
on-line e espaço presencial em São Paulo, a iniciativa vai pensar e debater a
inovação como a principal estratégia de desenvolvimento sustentável dos
negócios. A diversidade e a inclusão serão temas discutidos nas atividades da
programação e tidos como motores da inovação. As inscrições são gratuitas.
A expectativa é que sejam reunidas mais de 10 mil
pessoas, tornando a iniciativa um dos maiores eventos do tipo do país. Além do
palco principal, o Congresso terá espaço para networking e apresentação de
experiências, mostra de tecnologia e lounges montados pelos realizadores (CNI,
SESI, SENAI, IEL e Sebrae) para workshops, sessões privativas com palestrantes
e atividades de mentoria com lideranças empresariais.
Para
inscrições e mais informações, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário