Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de março de 2022

Dia da Síndrome de Down: 5 dicas para uma educação especial e acolhedora

Especialista aponta tópicos importantes para ajudar pais e professores nos processos de aprendizagem de crianças com a condição
 

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Data importante para comemorar a vida das pessoas com essa condição e conscientizar o mundo sobre a garantia de liberdade e oportunidade que elas devem ter, assim como as demais. São cerca de 300 mil brasileiros com Down no país e, quando se trata de crianças, há muito o que evoluir no acolhimento das redes de ensino. 

Pensando nisso, o SuperAutor, projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis, traz cinco dicas para ajudar pais, professores e responsáveis na condução de uma educação especial e acolhedora. Confira:
 

1 - Entenda a Educação especial - A educação especial é voltada a pessoas com deficiência e deve ser prioridade em qualquer instituição de ensino. Toda escola precisa capacitar sua equipe pedagógica, criar planos de avaliação diferenciados, oferecer suporte e materiais adequados, adaptar planos de aula e estabelecer uma forte conexão com as famílias dos alunos. Para isso, é preciso de fato entender a educação especial, sua importância e a melhor forma de praticá-la dentro das escolas.
 

2 - Descubra os gostos pessoais das crianças - Conhecer as crianças com Down e entender seus gostos pessoais é fundamental. Na educação infantil de forma geral, elas precisam desses ganchos para desenvolver a aprendizagem de forma mais engajada. “Cada criança tem uma realidade diferente, dificuldades de aprendizagem diferentes e contextos sociais que influenciam o processo de ensino. Conversar e buscar entendê-las individualmente tornará mais fácil a preparação e a realização de atividades específicas que de fato cativem a atenção delas”, explica Pedro Gigante, co-fundador do SuperAutor.
 

3 - Estimule desenhos e evolua para as histórias - Com os desenhos, os alunos desenvolvem o poder de criação e imaginação e adquirem conhecimento de palavras, objetos, cores, entre outros elementos. Além disso, o interesse em desenhar pode ser o pontapé inicial para avançar os processos de alfabetização, desenvolvendo facilidade para criar e escrever histórias e imaginar a partir das figuras criadas.
 

4 -  Incentive e ajude na criação de autobiografias - A participação dos pais no desenvolvimento dos filhos pode ir mais longe do que acompanhar tarefas escolares, conduzindo atividades criativas e educativas em casa, como a elaboração de uma autobiografia. “Os pais podem ajudar a criança a relembrar sua história e contar ao mundo quem ela é, por meio da escrita. Essa atividade, além de estimular o desenvolvimento, contribui para a autoestima da criança, o que favorece ainda mais seu aprendizado”, destaca Gigante.
 

5 - Aposte em projetos pedagógicos adaptáveis - Uma boa forma de promover educação especial é apostar em projetos pedagógicos adaptáveis. O SuperAutor é um desses projetos. Totalmente gratuito para as escolas, estimula a capacidade criativa, a alfabetização, o letramento e o protagonismo dos alunos, que escrevem e ilustram seus próprios livros, tornando-se autores com direito inclusive a um dia de autógrafos, junto com seus familiares. 

“Atividades lúdicas como essa potencializam o ensino e estimulam a criatividade e a imaginação. Além dos benefícios do ponto de vista do aprendizado, são atividades que fortalecem a autoestima da criança, proporcionam sensação de capacidade e segurança e aproximam as famílias da comunidade escolar”, aponta o co-fundador.
 


SuperAutor - projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. Com isso, ajuda educadores a desenvolverem a capacidade criativa dos alunos por meio da escrita, transformando sonhos em realidade! Além da modalidade desenvolvida nas escolas, o projeto oferece um formato em que as crianças podem construir seus livros em casa, com acompanhamento de familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados