Dados da
plataforma mostram que 95% dos que consomem vídeos pelas redes sociais, como
Facebook e Instagram, entendem a mensagem muito melhor do que em outros
formatos de conteúdoFreepik
A criação de
anúncios para dispositivos móveis, especialmente em vídeos, tem sido um caminho
eficiente para lojas virtuais aumentarem a conversão. O consumo e
compartilhamento de vídeos em redes sociais tem aumentado exponencialmente ano
a ano. De acordo com Beatriz Pascon, estrategista criativa do Creative Shop da
Meta, os vídeos estão à frente entre os conteúdos que mais engajam.
Uma pesquisa
conduzida pela Meta mostra que 95% daqueles que consomem vídeos pelas redes
sociais da plataforma, como Facebook e Instagram, conseguem ter uma associação
de mensagem, ou seja, entendem a mensagem muito melhor do que em outros
formatos de conteúdo. Além disso, 92% dos usuários compartilham vídeos com
amigos e familiares.
"Em um
mundo que prioriza os dispositivos móveis, vivemos uma era em que o vídeo é o
criativo mais importante. Pensar na adesão de vídeos é parte fundamental da
estratégia de uma empresa", diz Beatriz.
Para que isso
aconteça, a estrategista criativa da Meta lista algumas técnicas simples que podem
ser aplicadas no dia a dia de um negócio para a criação de conteúdo. Veja a
seguir:
1 - VÍDEOS
CURTOS
Muitos exemplos
mostram o quanto é possível transmitir a informação em 15 segundo. Embora
pareça pouco, Beatriz diz ser o tempo necessário para passar uma mensagem clara
e para que o usuário entenda sua proposta de valor, propósito e serviço. "Essa
duração nos dá garantia de que a pessoa consegue entender a mensagem do começo
ao fim"
2 - USE O
ENQUADRAMENTO CERTO
Quando falamos
de feed de Instagram, o melhor formato para vídeos é o quadrado (1:1), ou pouco
mais verticalizado (4:5), que garante o uso integral da tela de forma que
impacte a audiência por completo.
Formatos de
vídeo na horizontal (16:9) devem ser evitados porque assim há um uso menor da
tela.
Posicionamentos
que preenchem a tela toda, como stories, IGTV e reels, também funcionam melhor
com enquadramento de proporção que segue o padrão 9:16, com resolução de 1080 x
1920 pixels, na vertical, utilizando a tela toda para que os usuários fiquem
imersos naquele conteúdo.
Isso é
importante porque é também a forma como as pessoas consomem outros tipos de
conteúdo.
3 - DESTAQUE
SUA MARCA
O
reconhecimento da marca deve acontecer de forma imediata. Quando falamos de
marca, não falamos apenas de logo, mas também de fonte, cores, produtos. Há
maneiras diferentes de exaltar a imagem da marca logo no início do vídeo para
garantir que a audiência saiba imediatamente de quem é o anúncio, e não
confunda com uma marca concorrente.
4 - COMBINE
IMAGENS ESTÁTICAS COM VÍDEOS
Para quem ainda
não consegue aplicar estratégias que contemplem apenas vídeos no dia a dia, vale
a pena investir em mix de anúncios. Beatriz cita que algumas pesquisas mostram
que há um aumento de conversão em até 17% quando o vídeo é agregado a qualquer
tipo de estratégia.
5 - FOCO NO SEU
PRODUTO OU SERVIÇO
É bem
importante mostrar o seu trabalho, com imagens autorais, tutoriais, formato de
exposição, fotos que sejam impactantes, em diferentes fundos, mas sempre dando
destaque direto àquilo que sua empresa entrega com a qualidade e diferencial
que ele tem em relação aos concorrentes.
6 - CRIE
MENSAGENS CLARAS
Por vídeo, fica
bem mais fácil cortar textos e fazer sobreposições em cada frame (quadro de
vídeo por segundo) e assim conduzir a sua audiência a uma jornada na qual ela
entenda os benefícios racionais e emocionais do seu produto e serviço.
Há ainda a
possibilidade de complementos com legendas e boxes (caixas de texto) que
direcionem links com "saiba mais", ou que levam o usuário a um
endereço de compra virtual.
"Fica mais
fácil de conduzir o usuário em sua jornada do começo ao fim para que ele chegue
aonde você deseja".
Repórter mserrain@dcomercio.com.br
Fonte: https://dcomercio.com.br/categoria/tecnologia/6-dicas-da-meta-para-voce-criar-bons-anuncios-em-video
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