Empresa que investe na motivação da equipe, melhora produtividade, clima organizacional e lucro. (Imagem: Freepik) |
O termo ‘gestão
horizontal’ apresentou 69% de aumento nas buscas, segundo pesquisa
Para conduzir um negócio rumo aos objetivos, é
preciso ter uma cultura organizacional bem sucedida. A gestão horizontal, que
chegou no Brasil na década de 60, é um modelo que não coloca uma estrutura hierárquica
rígida, ao contrário, todos têm autonomia sobre o fluxo do trabalho. De acordo
com o Google, em janeiro deste ano, o termo ‘gestão horizontal’ apresentou 69% de
aumento nas buscas, o que mostra que o sistema hierárquico vem
despertando tendência de modelo no organograma organizacional, onde as
comunicações estão mais acessíveis entre gestores e equipes. E empresas
como Google, Facebook e Netflix usam a gestão horizontal.
Dos anos 60 para cá, a maioria das empresas ainda
opta pelo modelo vertical de gestão, ou seja as decisões sendo tomadas apenas
pelos gestores, sem o envolvimento dos colaboradores operacionais. Com a gestão
horizontal, startups e empresas que querem crescer e ter menos turnover dividem
as responsabilidades e compartilham assuntos estratégicos com o time como um
todo. Os líderes distribuem as responsabilidades decisórias e não promovem mais
os colaboradores a chefes e sim a líderes de núcleo. Cada vez mais, a fusão da
tecnologia com o lado humano torna a comunicação mais flexível. A Incentivar, empresa de Marketing de Incentivo, criou o software de incentivo com
uma metodologia que automatiza os processos e engaja as equipes dentro das
organizações, o que possibilita uma maior interação entre funcionários e
gestores.
Para Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, pioneira no Incentivo Inteligente e baseado em dados,
priorizar a gestão horizontal é ter um formato mais flexível para atingir os
melhores resultados.
“A gestão horizontal influencia de forma positiva todas as áreas de um negócio:
a estrutura, os processos e as pessoas. Com uma gestão eficiente, a facilidade
de um negócio apresentar um crescimento exponencial tanto em lucro quanto de
satisfação do time é palpável em curto prazo”, explica Rodolfo com mais de 10
anos de experiência em Marketing.
Ainda segundo Carvalho, ter uma equipe engajada e
motivada é uma das melhores formas para atrair mais produtividade. “Os
funcionários gostam de se sentir parte da empresa e terem uma flexibilidade na
hora de expor as suas ideias, se sentem pertencentes na medida em que possuem
uma relação mais acessível com os seus líderes e que participam das decisões.
Além disso, uma empresa com uma gestão horizontal realça os valores humanos e
compreende que seus funcionários fazem parte do sucesso da empresa, ao levar em
consideração que os prêmios e promoções são essenciais para valorizar o trabalho
dos profissionais”, relata.
O Marketing de Incentivo está sendo fundamental
para empresas que procuram expandir seus negócios com uma equipe horizontal. De acordo
com a pesquisa da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), 68% das empresas
brasileiras já adotam o Marketing de Incentivo e compreendem que é uma
estratégia com metodologia duradoura. Para manter a equipe
motivada, a empresa precisa valorizar os seus colaboradores reconhecendo o
trabalho prestado em prol do sucesso da organização. A Campanha de Marketing de
Incentivo se envolve de maneira assertiva aos funcionários e aos gestores,
transformando todos os processos de RH mais atuantes e os processos
operacionais mais automatizados.
Para que os funcionários tenham assertividade e
participem das tomadas de decisões, é importante que eles tenham capacitação
para executar as suas tarefas (treinamentos) e possam expandir as ideias além
da sua função atual. A gestão horizontal pode proporcionar mais rendimentos
dentro das equipes pela autonomia e liberdade aos colaboradores.
Pensando nisso e em
criar mais autonomia no ambiente interno de trabalho, Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, cita 5 vantagens de uma empresa adotar a gestão horizontal
em 2022. Confira:
1- Ter uma equipe mais versátil e diversa;
2 - Possuir colaboradores mais engajados;
3 - Decisões tomadas de forma mais
democrática;
4 - Maior agilidade dos colaboradores;
5 - Funcionários que mantém o sentimento de
pertencimento pela empresa.
A Incentivar pensando no sucesso da sua equipe e
da sua empresa de pequeno, médio e grande porte, possui 3 modelos em ações de
Marketing de Incentivo: de prêmios (incentivar); Incentivo; e o Enterprise.
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Incentivar
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