Diversas pesquisas já comprovaram que a pandemia acelerou o crescimento do e-commerce e mudou radicalmente os hábitos dos consumidores. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aumento das vendas do comércio eletrônico, em 2020, foi de 32,4%. No Brasil, o salto foi de quase 50% no faturamento. Diante de tantas mudanças, as inovações que hoje já fazem parte da rotina, só chegariam até nós em 2035.
Para ajudar quem está envolvido neste
ecossistema das vendas online e do marketing digital e precisa acompanhar o
desenvolvimento acelerado, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces,
lista as 5 dicas para auxiliar quem deseja se preparar para o futuro do
e-commerce.
Economia Circular
Não há dúvidas de que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os
impactos no meio ambiente e, exatamente por isso, é impossível que as marcas
não comecem a se movimentar e promover ações sustentáveis. Como o nome sugere,
a economia circular nada mais é do que um sistema contínuo de produção e
reutilização de recursos e resíduos. Esse sistema pode ser utilizado em
diversos segmentos, desde a indústria de alimentos, automotiva e energia, até
na moda.
Experiências Sensoriais
O grande desafio, neste caso, é
minimizar a falta de experiência sensorial que a compra virtual pode ter,
utilizando-se de recursos como testadores, provadores virtuais, tabelas de
medida, videos, descrições detalhadas dos produtos e até mesmo uma playlist de
músicas para tocar enquanto o cliente navega na sua loja virtual. Conheça o seu
público e entenda quais experiências darão mais confiança para que ele
finalize a compra.
Jornada de Compra
O consumidor se torna, cada vez mais,
protagonista e, por isso, é essencial oferecer a melhor jornada de compra
possível. Para isso, é importante garantir a melhor usabilidade, atendimento
pré e pós-venda, entregas cada vez mais rápidas, cupons de desconto, além de
investir em soluções logísticas, ferramentas de CRM e trabalhar a sua marca
para que ela seja cada vez mais lembrada no momento da compra.
Omnichannel
Com a flexibilização nas regras de
prevenção à Covid-19, as experiências de compra se tornarão cada vez mais
híbridas, na qual a ideia principal é que o consumidor não perceba diferenças
entre o offline e online. Por isso, é importante que você, como vendedor, se
prepare para oferecer diferentes experiências, como a possibilidade de o
cliente retirar um produto comprado online na loja física e entregas realizadas
em até 24 horas.
Redes Sociais
Uma pesquisa feita pela Opinion Box
revelou que 65% dos consumidores já usaram as redes sociais como ponto de
partida para iniciar uma compra, seja como pesquisa de produto ou serviço, ou
até mesmo pela visualização de algum anúncio. O maior desafio é transformar
entretenimento em venda e, por isso, utilizar experiências como o live commerce são
um excelente exemplo de como fazer isso. Além da estruturação e do planejamento
de uma comunicação transmidiática, é essencial estudar e saber quais são os
principais canais que o seu cliente está, o que ele consome e, claro, quem é
ele. Com essas informações, é possível construir uma excelente estratégia para
as redes sociais.
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