Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

6 principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022

Niduu elenca 

 

O mercado está sempre em constante mudança e com o início de um novo ano é sempre possível observar algumas tendências de aprendizado e desenvolvimento que prevalecerão em 2022. Pensando nisso, a Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores, elencou seis tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022. Confira a seguir:

 

1- Avaliação eficiente de habilidades

Nunca foi tão importante avaliar as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. Essa avaliação é fundamental para determinar quais são as lacunas de conhecimento dos talentos e implementar treinamentos específicos para supri-las. 

Atualmente, existem diversas maneiras de avaliar as habilidades dos colaboradores e essas técnicas e métodos se mostram cada vez mais presentes nas organizações, principalmente como tendência para esse ano, são elas: 

·         Pesquisas internas: as pesquisas demonstram indicadores importantes para mensurar o desempenho dos indivíduos e os seus conhecimentos em relação às atividades do cargo;

·         Feedbacks: a cultura do feedback é importante em uma empresa para ouvir as necessidades dos indivíduos e suas dificuldades, o que torna possível conhecer diretamente quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas;

·         Métodos: o modelo de Kirkpatrick, o modelo de Phillips ROI e o modelo de avaliação somativa e formativa são maneiras bastante eficientes para mensurar os resultados dos profissionais e determinar quais são suas lacunas. 

Através dessas técnicas e métodos de avaliação eficiente de habilidades dos colaboradores, torna-se possível impulsionar os resultados da organização em 2022.

 

2- Treinamento e desenvolvimento para retenção de talentos

Descobriu-se que talentos recém-contratados permanecem mais tempo em organizações que investem em seu treinamento e desenvolvimento e, portanto, essa passa a ser uma das principais tendências para 2022, o investimento em T&D para retenção de colaboradores. 

Inclusive, vale ressaltar que todo o processo de integração de novos talentos é fundamental para bons resultados no negócio. A Bamboo HR também elaborou uma pesquisa que elenca dados relevantes sobre este processo: 

·         Um colaborador bem incorporado torna-se 18% mais comprometido com as metas e objetivos da empresa;

·         Uma integração eficiente com aprendizado e desenvolvimento de profissionais faz com que 91% dos talentos tornem-se mais propensos a se sentirem parte da equipe e se conectarem aos demais colegas do time;

·         89% dos colaboradores que vivenciaram uma integração consistente seguem alinhados à cultura do negócio.

 

3- Aprendizado aplicado no fluxo de trabalho 

O aprendizado aplicado no fluxo de trabalho também torna-se tendência para o próximo ano com o intuito de fixar o conhecimento e tornar os resultados da empresa mais eficientes no mercado através da prática dos colaboradores. 

Sendo assim, os treinamentos podem ser realizados de maneira remota ao mesmo tempo que aplicados nas atividades do cargo para que se adquira experiência, além de também ser aplicado em discussões, avaliações, apresentações em grupo, dentre outras formas. 

Esse é um modelo de aprendizado conhecido como blended learning e, como aponta o Times Higher Education World University Ranking, este é o “novo normal”. 

 

4- Experiências de aprendizagem personalizável

A aprendizagem personalizável se torna uma tendência ainda mais forte para o próximo ano porque através de suas soluções de gamificação e microlearning, os profissionais têm a possibilidade de se capacitarem ainda mais. 

Ambas as soluções permitem que o T&D dos talentos seja customizado de acordo com suas necessidades. Por exemplo: 

·         Se os talentos apresentam uma lacuna de conhecimento específica em técnicas de vendas, um treinamento será elaborado especialmente para isso;

·         Se os talentos apresentarem uma motivação extrínseca, as premiações e recompensas da gamificação serão pensadas de acordo com suas preferências pessoais, geralmente sendo levantadas por meio de um teste comportamental.

 As experiências de aprendizagem personalizável também são as responsáveis por engajar os indivíduos nos treinamentos e agregar melhores resultados para a organização, visto que conseguem reter melhor o conhecimento.

 

5- Ferramentas que impulsionam a aprendizagem

Como estamos cada vez mais no digital, é compreensível que as ferramentas que impulsionam a aprendizagem sejam parte das principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022. 

Algumas ferramentas já bastante conhecidas para estimular a interação e troca de informações e experiências entre os indivíduos são aquelas destinadas para a comunicação remota, como Skype e Google Meet. 

 

6- Crescimento do mercado de T&D

O mercado de treinamento e desenvolvimento continua crescendo, principalmente em 2022, visto que as capacitações remotas representam grandes benefícios para as organizações: 

·         São mais econômicas se comparadas aos treinamentos tradicionais, tornando-se possível economizar até 50% com capacitações a distância, como aponta a eLearning Industry;

·         Consome 90% menos energia do que treinamentos tradicionais, também reduzindo a emissão de CO² em até 85% por talento que participa da capacitação, segundo a Open University da Grã-Bretanha;

·         Aumenta a produtividade dos colaboradores em até 50%, segundo a International Business Machines Corporation (IBM). 

Além de que essas capacitações remotas que estão ganhando espaço no mercado de T&D aumentam a retenção dos participantes de 25% para 60% nas trilhas de aprendizagem. Portanto, o crescimento do mercado de treinamento e desenvolvimento continuará com força no próximo ano. 

As principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022 mostram que haverá um bom investimento em melhorias relacionadas aos processos e ferramentas de treinamento corporativo. Por isso, não fique de fora destes investimentos, invista no capital humano da sua organização e atinja melhores resultados no mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados