Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

5àsec ensina como preservar as fantasias de Carnaval por mais tempo

Dicas são da especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano

 

O Carnaval é um dos feriados mais esperados por brasileiros, que separam as fantasias ou os abadás para curtir a folia em grande estilo. Apesar dos cancelamentos por conta da pandemia, é possível comemorar a data em casa ao lado da família e, principalmente, dos filhos. Durante as semanas que antecedem o período, é normal dar aquela checada na fantasia para verificar se está limpa e livre de manchas. Mas, muitas pessoas acabam guardando este tipo de vestuário sem lavar, se esquecem de colocar para arejar ao longo do ano ou não armazenam da forma correta. Tais fatores podem comprometer a qualidade do tecido. Para que isso não aconteça, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, dá importantes dicas que ajudam a conservar a peça por mais tempo.

O primeiro passo é verificar o tipo de tecido e a existência de manchas, se há pedrarias, aplicações, bordados, lantejoulas, estamparias, entre outros itens, que possam estar sujos, amarelados ou machados. “Esse tipo de roupa é produzido com tecidos delicados, com fibras finas e frágeis. Colocar na máquina de lavar roupas pode danificar a peça e os detalhes. Além disso, vale ressaltar que os adereços, em sua grande maioria, não podem ser lavados, devido a sua fragilidade. Neste caso, caso haja manchas que precisam ser retiradas, o mais recomendado é procurar uma lavanderia especializada, que terá serviços voltados para este tipo de demanda, levando em conta a delicadeza da peça”, relata Marinês Cassiano.

Para prolongar a vida útil da fantasia e evitar danos futuros nos vestidos, caso caia alguma substância no tecido, é importante remover o excesso do produto com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Evite utilizar produtos caseiros, pois tal ação pode danificar as fibras e piorar a mancha em questão, fazendo com que fique mais difícil de removê-la. Ao armazenar qualquer tipo de fantasia, evite a claridade da iluminação artificial (lâmpada). Se a luz bater diretamente, ela pode descolorir a peça e deixá-la amarelada.

“Se a fantasia estiver mofada, o ideal é lavar a peça com cuidado e produtos específicos, seguindo sempre as orientações que constam na etiqueta. O mais importante, é que este tipo de item ou qualquer outro tipo de roupa seja armazenado sempre limpo, pois quando a peça não é lavada, pode fazer com que as manchas diversas sejam mais persistentes. Também é importante guardá-la sempre limpa e em sacos de TNT. Dentro do armário, você pode colocar os capturadores de odor que são vendidos em mercados tradicionais. É recomendado que a cada três meses você tire a peça do guarda-roupa e coloque para tomar sol e arejar. Mas lembre-se, coloque a fantasia para tomar sol, mas não a deixe o dia inteiro no sol, pois isso pode danificá-la ou até mesmo desbotar as cores presentes no tecido e nos adereços. Dessa maneira, é possível conservar o item por muito mais tempo”, revela a especialista em cuidados têxteis da 5àsec.  

Vale ressaltar que as opções em couro ou camurça não podem receber qualquer tipo de limpeza, ou seja, é preciso que haja mão de obra profissional para remover resíduos, tirar manchas, hidratar e proporcionar mais maciez.


5àsec
Instagram: @5asecBr
Facebook/5aSecBrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados