Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Você Compartilha Escova de Dentes? Saiba Os Riscos Desse Hábito.

Existem riscos em compartilhar escovas de dente? A Dra. Karin Stamer, diretora clinica da Eclinic Odontologia, esclarece o porquê dividir a escova de dentes não é recomendável.

Por incrível que pareça, dividir a escova de dentes faz parte da rotina de algumas pessoas que provavelmente nem imaginam o quanto esse hábito pode colocar a saúde bucal em risco. “ Compartilhar um objeto tão pessoal quanto a escova pode facilitar a transmissão de doenças sérias, como a herpes por exemplo.” comenta a diretora da Eclinic Odontologia. 

A pessoa que possui as feridas da herpes na boca, possui uma infecção contagiosa.

O vírus da herpes pode ser transmitido pela saliva, portanto a escova de dente vira um objeto contaminado, e assim, propagador da doença. Estudos apontam que o vírus pode ficar ali na escova de dente por até uma semana. Não importa com quem seja, o ideal é evitar dividir a sua escova de dente. 

A Dra. Karin Stamer alerta que o risco é ainda maior se esse compartilhamento é feito entre pais e filhos, principalmente para a criança. “As bactérias existentes na boca dos adultos são diferentes das encontradas nas crianças, e o compartilhamento de escova nesse caso, pode favorecer um contato antecipado com bactérias que não são do conjunto de microorganismo normal da criança, sendo possível um desenvolvimento de problemas bucais, incluindo cáries e doenças da gengiva.” explica a Dra. Karin, da Eclinic Odontologia. 

A escova de dente tem como função remover placas bacterianas da boca, e quando você empresta esse acessório para outra pessoa, leva a uma troca de fluidos e micro-organismos entre os usuários, colocando-os sob maior risco de infecção. “Quando se promove essa infecção cruzada, de uma pessoa para a outra por exemplo, e uma das pessoa tiver cárie, gengivite ou periodontite, a pessoa que dividir a escova pode desenvolver essas mesmas doenças, já que essas doenças bucais são infectocontagiosas.” alerta a Dra. Karin, diretora clínica da Eclinic Odontologia. 

Escova de dentes de pessoas diferentes num mesmo recipiente também não é recomendado e nem manter as escovas perto uma da outra, porque também pode ocorrer a contaminação com bactérias de uma escova para outra. A diretora da Eclinic Odontologia ressalta que as cerdas das escovas acumulam muitas bactérias da boca e do ambiente em que estão. Fungos bactérias, vírus e outras sujeiras, como restinhos de alimentos, também podem estar depositados ali. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados na hora de armazenar as escovas.

O ideal é guardar a escova de dente na vertical, secar bem após o uso, guarda-la dentro de um recipiente ventilado que impeça o contato com outras cerdas e que fique longe de possíveis fontes de contaminação, inclusive longe do spray que se forma quando damos a descarga no vaso sanitário. O ideal é que a escova não fique próxima ao vaso sanitário, pois podem ser contaminadas até mesmo por coliformes fecais. E não se esqueça, sempre lave bem as cerdas da sua escova de dente e troque de escova de preferência mensalmente.” finaliza a Dra. Karin Stamer.

 

Dra. Karin Stamer Janikian - CRO: 48859
ECLINIC ODONTOLIGIA -Ortodontista e Especialista em Harmonização Orofacial; Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista - UNIP. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Paulista - UNIP e Odontopediatria pela ABENO- Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Residência em Ortodontia pela Michigan University, Ann Arbor e Pós-graduada em Harmonização Orofacial HOF com aperfeiçoamento pela Harvard University, Cambridge Massachusetts. Capacitada para o atendimento à bebês pela Fundecto-USP, uso de sedação consciente com Óxido Nitroso e utilização de Ozonioterapia. Qualificada pela Invisalign Doctor e Digital Smile Design Doctor. Membro Efetiva da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - Abor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados