Pesquisar no Blog

domingo, 27 de fevereiro de 2022

QUAL O PAPEL SOCIAL DA RELIGIÃO NA VIDA DAS CRIANÇAS?

Teólogo explica como a religião pode ser importante para a formação da criança desde cedo

 

O ensinamento religioso traz vários benefícios, não só para os adultos, mas principalmente para as crianças. Quando esse é colocado em prática é possível enxergar muitas vantagens que podem ajudar os pequenos a exercer o seu papel na sociedade com mais cidadania e humanidade.

“Aceitar, respeitar as diferenças, amar o próximo, fazer o bem a todos. Esses são alguns dos valores que guiam as famílias e a educação das crianças, sem necessariamente ter relação com uma religião específica. O papel da crença religiosa na vida das crianças, vai muito além do cumprimento de rituais obrigatórios, é sobre desenvolver um olhar mais compassivo no dia a dia.”, comenta o teólogo e pastor, Rodrigo Moraes.

Na infância, quando as crianças estão no processo de formação de raízes e conceitos, incluir esses ensinamentos religiosos pode fazer com que eles enxerguem o mundo de outra forma, sabendo compreender mais as pessoas e sabendo lidar com os problemas da vida adulta.

Através da inserção da religião na vida das crianças desde cedo, várias questões são levantadas, com o objetivo de serem resolvidas. Problemas éticos e morais, por exemplo, fazem parte da vida de um adulto comum. Segundo Rodrigo Moraes, em alguns casos, quando a criança não é instruída corretamente, esses problemas se tornam muito grandes e podem atrapalhar o desenvolvimento da pessoa. Por isso, aprender a lidar com isso faz parte do papel da religião.

“A religião é um pilar sobre conviver e aprender, saber viver junto com os demais, quando ela dá esse sentido comunitário, social e de relacionamento pacífico, é um ótimo componente para o desenvolvimento infantil. Aprender a respeitar o outro e colher os frutos do que você plantou, pensando em qualquer religião, não é o nome ou a tradição religiosa que qualifica essa educação. É o que ela imprime de valor na vida de crianças e adolescentes”, explica o teólogo e pastor, Rodrigo Moraes.

Para saber mais sobre todos os assuntos que rodeiam esse mundo fique ligado no site do teólogo. Acesse: www.rodrigomoraespastor.com.br 

 

Rodrigo Moraes - escritor, bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia e Ministério. Atua como Reitor do Seminário Teológico Mosaico e como presidente do Instituto Reino do Bem e possui mais de dez livros publicados, sendo o último, sucesso de vendas, intitulado: Música, Arte e Adoração. www.rodrigomoraespastor.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados