A
participação política da sociedade em geral e dos jovens em particular tem sido
tema de discussões não só em ambientes virtuais como também nas conservas de
rua. É notável como a participação da juventude se tornou mais atuante na
política nacional com o uso massivo da internet, seja pelas redes sociais ou
por aplicativos de mensagens instantâneas.
Para o
publicitário e especialista em marketing político, Janiel Kempers, com a
facilidade de acesso à informação pela internet hoje em dia, não existente nas
gerações anteriores, os jovens têm procurado conhecer o contexto político e se
posicionar diante do cenário vigente, mesmo que nem sempre de forma pública.
“O mérito
dos jovens é que eles não se prendem a tradições e a modismos. Por estarem em
uma fase de amadurecimento e de acúmulo de experiências, os mais novos não têm
medo de se lançar a novidades. Por exemplo, muitos estudantes utilizam do
próprio conhecimento e da internet para gerar inovação e, com isso, impactar
positivamente a sociedade”, pontua.
Nas
manifestações populares que ocorreram no Brasil nos últimos anos, uma grande quantidade
de participantes era de jovens. É bem verdade que muitos deles defendem
interesses distintos, que envolviam desde questões comportamentais a legais. Os
protestos serviram para mostrar a capacidade de organização dos jovens pela
internet, por exemplo, por meio das redes sociais.
Para o especialista Janiel Kempers, o jovem busca transpor barreiras para seguir o próprio curso. A juventude gosta de ser, por natureza, indomável. Por isso, prefere aderir a determinado pensamento do que ser conduzida até tal visão de mundo.
“Como
consequência, o jovem gosta de ser questionador, de pesar prós e contras, para
só então assumir a defesa de alguma causa e de fato o Brasil precisa de uma
juventude que esteja consciente de seus deveres e de seu poder para transformar.
Construir uma consciência social, discernindo o melhor para a sociedade e
o bem-estar coletivo. Isso tem um resultado muito positivo para a política do
país”, finaliza.
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