Indivíduos e famílias se sentem mais expostos e mal equipados para proteger suas vidas digitais. No Brasil, consumidores estão dispostos a pagar mais por proteção
Tendências no
Brasil para se ficar de olho em 2022:
- Embora
a vida on-line seja repleta de conveniências, elas não são suficientes. As
pessoas querem estar seguras.
- Os
consumidores desejam uma conexão protegida, mesmo com custos adicionais.
- Os
amantes dos games não darão uma chance aos chamados jogos “gratuitos”.
- Serviços
de saúde monitorados por inteligência artificial? Muita calma nessa hora.
- As
fraudes em criptomoedas no estilo “Round 6” farão com que o consumidor
recuse fintechs.
- Os
comprovantes de vacinação são os novos cartões de crédito, e os
consumidores no Brasil querem estar protegidos.
- O
aprendizado on-line se consolidará cada vez mais como prática entre os
consumidores -- acima e além das necessidades da COVID-19.
SAN JOSE, Calif. - A pesquisa McAfee Global Trends 2022 revela maior
risco percebido dos consumidores em relação à exposição e ameaças online para
indivíduos e familiares, e um desejo correspondente de investir em proteção
online. Essas descobertas ocorrem à medida que mais usuários mudam suas rotinas
diárias on-line, com maior uso de internet banking, mais investimento em ativos
virtuais e proliferação de atividades on-line devido à COVID-19. A pesquisa foi
realizada em novembro de 2021 e contou com a participação de 10.000 pessoas em
diversos países, incluindo o Brasil.
Em território nacional a tendência global de maior preocupação com a segurança online também se repete. A segurança e a sensação de segurança parecem ter um valor intrínseco para os brasileiros. Em uma série de perguntas no formato “ou isso, ou aquilo”, os consumidores repetidamente escolheram “proteção” em vez de “conveniência”. Por exemplo, ao serem solicitados a escolher entre conectar-se com outras pessoas de qualquer lugar ou estarem sempre totalmente protegidos, a resposta foi muito favorável a uma proteção forte (65%) ao invés de uma conexão fácil (22%). O mesmo sentimento se estendeu ao trabalho, cuja resposta “reuniões de trabalho que são contínuas e sem falhas” ficou significativamente para trás, com 18%, quando comparada a “reuniões com garantia de segurança”, com 66%.
Esta preocupação
também se destaca na relação entre custos e segurança. Ao serem solicitados a
escolher entre economia de custos e segurança, os consumidores ainda
favoreceram muito a proteção:
- Na
disputa entre a oferta de serviços bancários com taxa zero ou totalmente
seguros, apenas 18% optaram por taxas zero, enquanto 69% optaram por sua
segurança.
- 71%
dos entrevistados disseram que pagariam 10% a mais por uma compra segura,
enquanto apenas 13% disseram que correriam o risco de vazar informações de
contato para conseguir uma compra a um preço mais baixo.
Além de expressar
uma preferência declarada por segurança em seus serviços bancários e compras
on-line, os consumidores pagarão a mais por aplicativos e serviços que os
protejam. 64% dos consumidores disseram que resolveram os riscos de segurança e
privacidade usando novas ferramentas em seus dispositivos, como VPN,
aplicativos de antivírus, firewalls, serviços de monitoramento de crédito,
entre outras.
“A Pesquisa McAfee
Global Trends 2022 nos mostra que o consumidor vem se educando e se preocupando
mais com a sua segurança e a segurança da sua família no ambiente digital. É um
movimento encorajador, que reflete um amadurecimento nos hábitos dos
consumidores brasileiros.”, afirmou Paula Xavier, xxx da McAfee no Brasil.
“Quase todos os aspectos de nossas vidas agora cruzam o mundo digital. Isso exige que maiores níveis de informações sejam compartilhados com um número crescente de aplicativos e organizações por meio da Internet. A proteção dessas informações requer uma combinação de arquitetura de segurança forte de aplicativos com boa higiene do usuário, como senhas fortes e autenticação multifator”, disse Steve Grobman, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da McAfee. “A perda potencial de informações pessoais confidenciais é uma grande preocupação para nossos clientes e suas famílias. Nossa missão é educar as pessoas e fornecer ferramentas para fornecer privacidade e proteção para permitir que os clientes maximizem com segurança os benefícios do nosso mundo digital.”
Outro tema recorrente em toda a pesquisa foi uma mudança para estar totalmente
protegido em relação a outros benefícios, como conveniência e custo. Essa
ênfase na proteção forte é particularmente aguda na área da saúde, para a qual
69% dos entrevistados optaram por manter suas informações privadas e seguras,
em detrimento da utilização de novos recursos como IA.
Outras
tendências
Rejeição aos
jogos free-to-play
A privacidade
continua sendo um problema do consumidor, com 24% dos entrevistados dizendo que
sentem que os riscos à sua privacidade on-line aumentaram. Os gamers que
participaram da pesquisa também compartilham esse sentimento, particularmente
em uma contexto em que muitos dos
chamados jogos “gratuitos” têm na verdade um preço escondido: a captura e
possível revenda de informações pessoais a terceiros.
Quando
conscientizados de possíveis problemas de privacidade, a maioria dos gamers em
nossa pesquisa disse que se protegerá. A pesquisa perguntou se eles “experimentariam
o mais novo jogo on-line compartilhando suas informações pessoais” ou “não
compartilhariam suas informações e não jogariam o jogo”. Apenas 27% estavam
dispostos a compartilhar suas informações pessoais, enquanto a clara maioria de
52% disse que não estava disposta a trocar sua privacidade por um jogo. Desde
que tenham consciência dos problemas em questão, os gamers (e, em muitos casos,
seus pais) podem tomar melhores decisões sobre quais jogos jogar e quais
evitar.
Serviços de
saúde monitorados por inteligência artificial? Muita calma nessa hora.
Os consumidores
adotaram serviços de saúde on-line (médico, hospital, tratamentos etc.) por
conveniência (42%) ou necessidade relacionada à COVID-19 (69%) e continuarão a
fazê-lo dentro dos limites.
Em nossa pesquisa,
34% dos consumidores disseram que compartilharam informações pessoais ou
confidenciais sobre si mesmos ou sua família por meio de serviços de saúde
on-line, como estado de saúde e informações de monitoramento de saúde. No
entanto, quando perguntados se eles confiariam o monitoramento de seus cuidados
de saúde a uma inteligência artificial, ou se simplesmente continuariam com o
compartilhamento privado e seguro dos dados de saúde, apenas 19% estavam
dispostos a experimentar a inteligência artificial, enquanto 65% queriam que
suas informações fossem mantidas em sigilo e seguras.
As fraudes em
criptomoedas no estilo “Round 6” e o crescimento das fintechs.
A pesquisa revelou
que 34% dos entrevistados sentem que suas informações pessoais e financeiras
estão particularmente em risco. No entanto, esse sentimento de risco aumentará,
à medida que os consumidores participem cada vez mais do crescente mercado de
fintechs, enfrentando uma nova onda de ataques que visam aos seus ativos virtuais
e criptomoedas.
Criptomoedas
falsas surgirão, como a criptomoeda
“Round 6”, que se aproveitou do nome do legítimo sucesso da Netflix.
Da mesma forma, os consumidores que fazem novos investimentos em criptomoedas e
NFTs estabelecidas terão as contas de criptomoedas propensas a ataques de
cibercriminosos, ávidos por lucrar com essa tendência.
E, na verdade, as
fintechs estão “bombando”:
- 55%
dos entrevistados afirmaram que criaram novas contas ou logins associados
às criptomoedas e aos ativos virtuais.
- 43%
dos entusiastas de criptomoedas disseram ter armazenado novas propriedades
digitais em seus dispositivos em 2021.
Os
comprovantes de vacinação são os novos cartões de crédito, e os consumidores no
Brasil querem estar protegidos.
A necessidade de passaportes
digitais de vacinação continuará, e os consumidores desejarão garantir que suas
identidades sejam protegidas. Mais da metade dos entrevistados (55%) informaram
aumentos nas atividades de vacinação on-line ou relacionadas à COVID-19,
incluindo acesso a informações, rastreamento, prova de vacinação, área
pública/trabalho em 2021. No entanto, eles também expressaram preocupação de
que as atividades on-line relacionadas à COVID-19 possam causar problemas de
privacidade de dados ou possível roubo de identidade.
A pesquisa apurou
ainda que:
- 53%
dos entrevistados disseram que prefeririam a conveniência de um passaporte
de vacinação digital.
- Apenas
32% disseram que preferiam uma cópia em papel.
O aprendizado
on-line se consolidará cada vez mais como prática entre os consumidores --
acima e além das necessidades da COVID-19.
Os consumidores
estão cada vez mais dispostos a aprender e buscar opções educacionais on-line,
pelo menos em alguns casos. Embora as preocupações relacionadas à COVID-19
continuem sendo um fator determinante para esse aumento (66%), um número
significativo de entrevistados citou os requisitos de trabalho e a escolaridade
como motivo para procurar esses serviços on-line (36%).
A pesquisa também
revelou que:
- A
maioria dos entrevistados citou outros fatores, além do distanciamento
social, como o motivo mais mencionado para que a educação e o aprendizado
on-line diminuíssem em 2022.
- 40%
disseram que estariam dispostos a aprender on-line com os melhores
especialistas.
É imperativo que
os consumidores em todo o mundo tomem medidas para manter a si mesmos e suas
famílias seguros, protegidos e protegidos para aproveitar melhor a vida online
em 2022. Para obter mais informações sobre como se manter seguro online, visite
nosso blog.
Survey
Methodology
McAfee, LLC
commissioned MSI-ACI to conduct an online survey about possible shifts in
needs, attitudes and actions around online safety. The study spanned 10,000
consumers aged between 20 and 60 years old in multiple countries between
November 24 and December 5, 2021. This press release reflects the survey
responses received from 1,000 consumers in the U.S. Links to the individual
country fact sheets can be found above.
About
McAfee
McAfee Corp.
(Nasdaq: MCFE) is a global leader in online protection for consumers. Focused
on protecting people, not just devices, McAfee consumer solutions adapt to
users’ needs in an always online world, empowering them to live securely
through integrated, intuitive solutions that protect their families and
communities with the right security at the right moment. For more information,
please visit McAfee.
Media contact
mcafeepr@webershandwick.com
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