Dia Nacional do Livro Didático enfatiza o papel desses materiais de orientar estudantes e professores no processo de aprendizagem; essa ferramenta pode auxiliar no nivelamento das discrepâncias entre ensino público e privado
Dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático, buscando dar luz à importância desse recurso para a educação, bem como homenagear os profissionais envolvidos na elaboração desses materiais que estão presentes nas escolas brasileiras. Atualmente, livros didáticos são protagonistas no processo de ensino, apoiando e aproximando os estudantes tanto de seus professores quanto dos temas aos quais se debruçam.
“O
objetivo do livro didático é facilitar tanto o ensino quanto a aprendizagem.
Por meio dele, o educador deve ser capaz de propor atividades e evidenciar
assuntos que serão trabalhados em um componente curricular específico”, afirma
Débora Hack. Ela é coordenadora da BEI Educação que, ao desenvolver projetos
pedagógicos complementares que trabalham habilidades cognitivas e
socioemocionais, aposta em materiais didáticos voltados à educação financeira,
cidadania, identidade e formação plural dos estudantes.
Ao ter
contato com um material didático, raramente se imagina a complexidade de sua
produção até alcançar o nível pedagógico necessário para conversar diretamente
com os estudantes. A linguagem, as ilustrações, textos, assuntos discutidos e o
projeto gráfico devem ser planejados a partir da faixa etária específica.
Além
disso, há um projeto pedagógico potente por trás dos livros: a democratização
do conhecimento. Ao tratar desse tema, Débora reforça a necessidade de reduzir
a disparidade no ensino brasileiro, historicamente tão marcada: “Quando
utilizamos materiais didáticos da mesma qualidade para a rede privada e
pública, estamos diminuindo as desigualdades entre elas, aproximando espaços
que ainda são tão díspares. No entanto, é preciso que todas as escolas recebam
a formação e preparo de educadores para utilizarem, de forma eficiente, estes
livros junto aos estudantes. O material didático não fala por si só”.
Sabe-se
que no Brasil há um histórico de desvalorização de educadores: pouco
investimento em infraestrutura educacional e pedagógica, remuneração abaixo do
esperado, entre outras problemáticas. Profissionais da rede pública, por sua
vez, sentem ainda mais o descaso. Garantir materiais didáticos a todos os
estudantes, por mais que necessário, perde em eficácia sem a formação adequada
dos educadores que usufruem desses conteúdos.
Diante desse cenário, o livro didático se
revela uma poderosa ferramenta educacional e complementar à formação cidadã,
podendo servir como suporte na formação das futuras gerações e as dando uma
base menos desigual. O Dia Nacional do Livro Didático lembra que é fundamental
pensar estrategicamente em educação, colocá-la como prioridade e investir em
recursos para garantir o direito ao conhecimento de todos os indivíduos.
BEĨ
Educação -bdesenvolve projetos pedagógicos que trabalham a cidadania, a identidade,
as potencialidades, os conhecimentos, os valores e os sonhos dos estudantes.
Com o propósito de educar para uma cidadania mais engajada e humanizada, ela
busca criar um novo tipo de educação, mais relevante e atraente, para esta e as
próximas gerações de estudantes e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário