Em um mercado cada vez mais competitivo e marcado por consumidores exigentes e seletivos, garantir a perpetuidade de um negócio não é uma missão simples. A busca pela satisfação dos clientes, nesse cenário, é a estratégia predominante para que as empresas consigam se destacar e fidelizá-los à sua marca – meta que depende do investimento na gestão da qualidade para uma melhoria constante em toda a companhia.
Todo empreendedor deseja ver seu negócio crescer e
prosperar. Nessa busca, é fato que se atualizar frente às tendências do mercado
e demandas dos consumidores é a base para qualquer estratégia. A pandemia, como
exemplo, é prova clara dessa necessidade, tendo impulsionado a transformação
digital nas empresas para que pudessem continuar operando e atendendo seus
clientes.
Em resposta à essa mudança, os próprios usuários
deram vida ao digital. Segundo um estudo feito pela NZN Intelligence, em 2020,
o comércio eletrônico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em
apenas um ano. Muito além de apostar nas ferramentas e sistemas ideais para se
adaptarem a esse novo cenário, a gestão da qualidade se tornou parte integrante
desta nova era da internet – na qual em meio a tantas opções, o diferencial
competitivo se baseia na satisfação de seus clientes por meio da melhoria
contínua de seus produtos e serviços.
É muito comum encontrar empreendedores que,
erroneamente, acreditam que a qualidade é uma tarefa adicional à empresa,
podendo ser deixada em segundo plano. Quando, na verdade, deve ser entendida
como o único caminho para o resultado duradouro – aplicada à “forma de fazer”
ao trabalho da organização e, não apenas como algo à mais ou sem importância.
A partir dela, a empresa poderá nortear o conjunto
sua forma de trabalho com normas necessárias para promover sua
repetibilidade dos bons resultados– ou seja, identificando os padrões que já
deram certo e que devem continuar sendo investidos e aperfeiçoados ao longo do
tempo. Quando a busca da qualidade e as normas são aplicadas com foco na
geração de valor para os clientes, além de conquistarem uma maior satisfação e
fidelização, os custos operacionais definitivamente serão reduzidos, graças ao
aumento da eficiência nos processos e melhoria na produtividade dos
funcionários.
Sua importância e vantagens são tantas que, todo
ano, é celebrada a Semana da Qualidade, no mês de novembro, como forma de
estimular a discussão sobre o tema. No entanto, muitas empresas a enxergam como
uma mera data comemorativa de tabela, sem enxergar seu real propósito.
A gestão da qualidade deve ser uma prática diária
em toda organização e, celebrada em sua semana oficial. Com ela, as companhias
conquistarão as metas desejadas com maior facilidade e estruturação, levando à
otimização dos recursos e esforços e, evitando a comodidade e estagnação do que
deu certo até o momento.
Jeison Arenhart - fundador da Forlogic,
empresa de tecnologia para a qualidade.
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