Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Na mesma proporção que parece faltar comida, sobra apetite e preguiça

Com a baixa temperatura que avançou pelo país esta semana, faz com que, naturalmente o nosso organismo passe a exige mais energia. O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, de SP, explica que isso acontece porque o gasto energético no frio é maior. "Esse gasto aumenta porque o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do nosso corpo que solicita mais energia - e nós respondemos isso com a ingestão de mais alimentos - que, muitas vezes, são mais calóricos", revela.

Se por um lado aumenta necessidade de comer, a mesma vontade não aparece se for para ingerir alimentos crus e frios e assim, as pessoas ficam mais suscetíveis a deixarem saladas e frutas de lado. Para Dr. Rodrigo, é aí que mora o perigo.

"Os excessos nesses dias mais frios e chuvosos, se deve ainda a necessidade de produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas", fala o médico que acrescenta "para suprir esta sensação de desconforto, muitos acabam descontando na comida, mas podem acabar desenvolvendo doenças como hipertensão e obesidade e ainda aumentarem os níveis de colesterol e triglicéride - que elevam os riscos de problemas cardiovasculares".


Dr Rodrigo Barbosa - Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba com internato médico pelo Hospital Sírio-Libanês - SP. Cirurgião geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio-Libanês-SP .

https://www.drrodrigobarbosa.med.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados