A
transformação digital, independentemente da área, tem como premissa cultivar
uma equipe com olhares diversos. Ao promover a troca de experiências e a
cocriação de projetos, as equipes evoluem para acompanhar as necessidades de um
mundo mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, também chamado de BANI, que
reflete a realidade instaurada desde o início da pandemia.
O isolamento social impactou os processos e demandou uma nova abordagem das
empresas para lidar com este cenário. A estrutura organizacional passou por
mudanças a fim de manter o fluxo de trabalho e de entrega de serviços e
produtos aos clientes, com um desafio ainda maior: promover experiências
capazes de surpreender durante toda a jornada de interação dos consumidores com
as marcas. Para isso, a utilização correta dos dados foi o grande diferencial
para gerar insights acionáveis ao negócio, integrando as áreas de produtos,
marketing, inovação e negócios.
É o que ocorre, por exemplo, com as martechs, que utilizam tecnologias digitais
e online no mercado de marketing para solucionar os novos desafios que o mundo
corporativo exige, sempre orientadas por uma cultura data-driven,
Ao tratar as informações e entender os comportamentos, as martechs ajudam a
aumentar a relevância, conveniência e experiência dos consumidores com as
marcas, além de promover mudanças nos modelos de negócios para engajar a
audiência.
A tecnologia, que ajuda a transformar digitalmente todos os setores da
economia, acelera o desenvolvimento de produtos e serviços, ao mesmo tempo em
que abre oportunidades de trabalho para incentivar uma maior participação
feminina em cargos de liderança. Em algumas martechs brasileiras, como acontece
na Gauge, existe um equilíbrio entre o número de mulheres e homens em posições
C-Level. Não se trata de priorizar um gênero em detrimento do outro, mas
valorizar o potencial que a diversidade de olhares traz para a sociedade e para
os negócios.
É cada vez mais relevante promover a mudança de cultura e repensar a
representatividade das mulheres nos cargos de liderança. O estudo “Ganhos
Econômicos da Inclusão de Gênero: Novos Mecanismos, Novas Evidências”,
publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2018, aponta que países
onde aumentou consideravelmente a participação feminina no mercado de trabalho
desde 1990, como Irlanda, Brasil e República Dominicana, tiveram ganhos de
produtividade maiores que nações onde essa participação ficou estagnada. O
levantamento também mostra que ter mulheres na equipe leva a ganhos de
produtividade entre funcionários homens, uma vez que agregam habilidades que
poderão se complementar.
Na mesma linha, um estudo feito pela McKinsey, em 2019, comparando gênero e
dados financeiros, mostrou que as companhias que possuem pelo menos uma mulher
em seu time de executivos são mais lucrativas. Isso porque essas companhias têm
50% a mais de chance de ampliar a rentabilidade e 22% de crescer a média da
margem Ebitda. A pesquisa analisou 700 empresas de capital aberto em seis
países latino-americanos - Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e Brasil –
e apontou que 64% das que possuíam mulheres em cargos executivos , entre 2014 e
2018, subiram a mediana da margem Ebitda em comparação com 43% que não possuíam
lideranças femininas.
Se a equidade de gênero reflete na cidadania, na inclusão e no sucesso
dos negócios, o que falta para mudar a visão e o comportamento do mercado? Em
um mundo cada vez mais digital, é impossível pensar a cultura da inovação sem
equipes com olhares diversos. Ao promover este debate e criar oportunidades
para que pessoas com ideias diferentes dialoguem, discordem e reflitam sobre as
necessidades internas ou do cliente, abrimos um espaço para que os
colaboradores se sintam mais engajados e felizes.
Dessa forma, as corporações estimulam o senso de pertencimento, a criatividade
e a inovação. O resultado será a atração e retenção de talentos em empresas
mais lucrativas e competitivas, que priorizam profissionais de mentes
inquietas, que enxergam barreiras como oportunidade para transformar o trabalho
e mudar percepções, adaptando-se aos desafios dos clientes para criar
experiências que agreguem valor às marcas.
Amanda Gasperini - Head de Marketing Analytics (data, media & martech) na Gauge, do Grupo Stefanini, e vice-presidente do Comitê de Mensuração do IAB Brasil.
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