Pesquisar no Blog

domingo, 17 de outubro de 2021

Casa nova: dicas para que os pets se adaptem bem à mudança

Adestrador cadastrado no GetNinjas lista dicas para que tutores consigam diminuir o estresse do cão ao mudar de casa



Seja por conta do trabalho/estudo remoto ou pela diminuição de renda, muitos brasileiros mudaram de endereço na pandemia. Segundo um estudo do QuintoAndar em parceria com a Offerwise, um em cada seis entrevistados se mudou. Além de todos os preparativos que envolvem a mudança, os tutores de pets têm que atentar-se com a adaptação do bichinho de estimação na casa nova. Pensando em ajudar os pais e mães de cães com essa transição, José Jorge Sales, adestrador cadastrado no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, dá dicas de como fazer com que o momento seja menos estressante para todos.


Visita prévia:

Quando o novo imóvel for escolhido, é interessante que os tutores levem o pet para conhecer o local. Segundo José, essa visita é importante, pois dessa forma o animal se aventura pelo espaço, conhece os novos cheiros e também demarca território, sem a correria da mudança. Durante as idas, é recomendável que os tutores mostrem o local correto das necessidades fisiológicas, brinquem com o cachorro e deem os petiscos favoritos. "Os tutores devem possibilitar que os cães façam uma associação positiva com a casa e que entendam que um espaço novo não é necessariamente algo ruim", explica o adestrador.


Tempo de adaptação:

Apesar de serem territorialistas, o tempo de adaptação dos cachorros não costuma se alongar muito. "Os cães costumam ter um tempo de adaptação rápido em comparação com os gatos. Os felinos demoram um pouco mais e levam, em média, um mês para se estabelecerem em um espaço novo", comenta o profissional. Entretanto, durante essa transição, os pets podem desenvolver comportamentos incomuns por conta da ansiedade e estresse, tais como tentar fugir, latir com mais frequência, fazer as necessidades no lugar errado e até destruir coisas. Para lidar com essas situações, os pais do cachorro devem ter paciência e se empenharem na construção de uma rotina acolhedora para o animalzinho.


Rotina:

"Os animais de estimação se adequam muito bem com rotinas, e quando você se muda e há uma alteração no dia a dia, consequentemente, os animais se sentem frustrados e estressados por estarem em um ambiente desconhecido", comenta o profissional. Sendo assim, apesar da mudança de casa ser uma grande alteração no cotidiano dos cães, é interessante que os tutores busquem minimizar a quebra do cotidiano. Na prática, os pais de cachorros devem, na medida do possível, manter os horários dos passeios e os horários de alimentação do animal.


Sem estresse:

Além de evitar que mudanças profundas na rotina do animal aconteçam, os tutores também devem se atentar ao próprio comportamento. A mudança de casa pode ser desgastante e estressante, mas esse nervosismo também pode afetar o comportamento dos pets, tanto durante, quanto depois da mudança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados