Estudo faz o
mapeamento completo do cenário de ataques virtuais ao consumidor digital de
janeiro a junho
Na linha do aumento na digitalização no hábito de
consumo dos brasileiros, os segmentos de e-commerce, vendas diretas,
telecomunicações e mercado financeiro sofreram mais tentativas de fraudes no
primeiro semestre de 2021. Foram, nos seis primeiros meses do ano, 2,6 milhões
de transações potencialmente fraudulentas, segundo aponta o Mapa da Fraude
divulgado nesta quarta-feira (21) pela ClearSale, referência em soluções
antifraudes.
Para traçar este mapeamento completo deste
panorama, a empresa analisou mais de mais de 182 milhões transações,
considerando apenas pagamentos via cartão de crédito.
Em reais, foram R$ 2,6 bilhões em fraudes tentadas
no primeiro semestre, sendo a maior parte delas no comércio virtual, onde os
fraudadores atuaram com força depois que a maior parte das pessoas entrou em
isolamento social em 2020 e passou a fazer mais compras pela internet.
A categoria de produto mais fraudado segue sendo a
dos celulares, respondendo por 5,1% das tentativas de fraude, seguido por
produtos eletrônicos (4,9%) e games (4,2%).
“O aparelho celular tem valor líquido muito grande
no mercado secundário, podendo ser facilmente revendido para gerar lucro
rápido. Por isso ele costuma liderar a lista de produtos com mais tentativas de
fraude”, explica o diretor de marketing e soluções da ClearSale, Omar Jarouche.
Regiões
A região Norte, assim como em todo ano passado,
segue com o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de
transações: no primeiro semestre, 4,3% dos pedidos na região foram alvo de
ataques. Na sequência, aparecem Centro-Oeste com 2,4% e Nordeste com 2,3% e,
por fim, Sudeste e Sul completam com 1,9% e 0,9%, respectivamente.
Outros mercados
A expertise da ClearSale também possibilita
enxergar o cenário de fraudes na análise de transações em setores como mercado
financeiro, telecom e vendas direta.
No mercado financeiro, isto é, nas transações
relativas a bancos, financeiras, fintechs e administradoras de cartões de
crédito, foram analisadas quase de 21 milhões de propostas e as tentativas de
fraude chegaram a 667 mil. Ou seja, 3,2% de todas as transações nesse setor
foram golpes tentados em processos como abertura de contas, emissão de cartões,
empréstimo pessoal e CDC por meios digitais.
O setor de telecomunicações também foi analisado.
Nele, a ClearSale revisou mais de 8,5 milhões de propostas e contratos no
primeiro semestre e verificou 463 mil tentativas de fraudes, ou seja, 5,4% do
total. Entre os golpes nessa área, destacam-se o uso indevido de dados, desvio
de equipamentos, venda indevida de produtos ou serviços, redução indevida de
fatura e upsell de serviços não contratados, entre outros.
Por fim, quando o assunto são vendas diretas, ou
vendas porta a porta, foi possível analisar 1,5 milhões de transações e atestar
31 mil tentativas de fraudes, ou seja, 2,1% dos pedidos. Nesse segmento, os
principais tipos de fraude são cadastro indevido de novos consultores,
realização de pedidos falsos e uso indevido de dados de terceiros.
Dicas úteis de segurança
Links estranhos
Desconfie e ensine seu cliente a desconfiar de
qualquer link de origem desconhecida.
Cuidado com as senhas
Use senhas fortes, nada de senhas óbvias.
Promoções e phishing
O phishing nada mais é do que o meio que os
fraudadores mais utilizam para roubar senhas e dados de contas. Para
realizá-lo, fraudadores costumam forjar links para oferecer produtos e serviços
a preços muito baixos. A dica: se realmente preciso do ítem no link em questão,
vá até a página da loja e compre por lá. Isso evita que você caia em páginas
falsas, pague pelo produto e nunca receba.
"O consumidor está mais esperto, mas o
fraudador também se sofisticou mais. Por isso é preciso redobrar a
atenção", afirma Omar Jarouche.
ClearSale
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