Bares híbridos com ambientes internos e
externos já ganhavam destaque antes da Covid, e continuarão em alta
Com
o avanço da vacinação e a reabertura de diversas atividades pela cidade,
começa-se a pensar no que continua e o que muda na rotina das pessoas. O
funcionamento de estabelecimentos é um desses pontos de interesse. Os bares,
geralmente mais descontraídos do que restaurantes, acabaram por funcionar de
maneira mais restrita. Uma tendência que vinha se desenvolvendo e acabou se
estabelecendo de vez foi o conceito de espaços abertos.
Bares
híbridos (com uma área interna e outra externa) e os street markets que agregam
diversas operações em ambientes amplos tiveram maior atenção. Pela facilidade
de seguir protocolos de distanciamento, ganharam destaque como opção viável nos
momentos mais brandos da pandemia. “Ambientes pequenos e fechados, antes vistos
como acolhedores, passaram a ser encarados como lugares de risco”, opina José
Araújo Netto, sócio-fundador de bares como o Quermesse e Bar do Açougueiro, e
as redes Porks – Porco & Chope e Mr. Hoppy.
No
Quermesse, por exemplo, além da parte interna da casa existe uma área externa.
Mesas afastadas entre si e cobertas com ombrelones proporcionam mais conforto
enquanto seguem os protocolos. Mesmo em dias mais frios, os lugares da parte
aberta do bar recebem bastante luz solar e são um grande atrativo. A tendência
é que, no verão, com maior número de vacinados e menores riscos, a área seja
ainda mais disputada.
Os
street markets são outra opção que se destacou no período. O Tropicool,
localizado próximo à Praça do Japão, é voltado de frente para a Av. Sete de
Setembro, em ambiente bem ventilado, e ao mesmo tempo protegido pela marquise
que faz cobertura da calçada. Um corredor com mesas também é boa pedida do
local – com dispenser de álcool em gel logo na entrada. Mesas altas na área
externa, sem bancos, servem de apoio para bebidas e lanches.
O
foco das seis operações do Tropicool são as comidas de rua mais práticas e
variadas, como sanduíches, cafés, sucos naturais e pastéis, entre outros. O
público aproveita, de maneira descontraída, o GoGo Sushi, Pacs Burger, Go
Coffee, Papaya, Pastel de Feira e Gus Sanduíches & Banoffees. “O sucesso do
formato levou à inauguração do Tropicool em São Paulo, nesta semana”, comenta
Fabio Cardoso, CEO do Tropicool.
O
serviço híbrido já vinha sendo visto como grande pedida para o futuro dos
bares, como a pesquisa da consultoria francesa Food Service Vision apontou em
2016. Intensificada com a pandemia, esta tendência se estrutura e se firma de
vez no mercado brasileiro. “As pessoas estão optando por bares que ofereçam
atendimento em área externa, seja um garden ou na própria calçada em frente ao
estabelecimento. Essa é uma tendência que veio para ficar e os empreendimentos
precisam estar preparados”, completa Netto.
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