Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de julho de 2021

VOLTA ÀS AULAS: Além dos cuidados contra a Covid-19, pais devem atentar-se à problemas na coluna

SBOT-RS dá dicas aos pais sobre a escolha da mochila escolar, para evitar dores articulares

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as secretarias da Educação autorizaram a retomada das aulas presenciais neste semestre. As autoridades sanitárias já alertaram sobre as medidas preventivas e os cuidados necessários para essa volta e outra questão importante para a saúde e bem-estar está relacionada à postura da criança e como prevenir problemas na coluna. Diante disso, campanha conjunta realizada pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), SBC (Sociedade Brasileira de Coluna) e SBOP (Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica) reforça as orientações nesse sentido.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de peso nas mochilas escolares e o esforço repetitivo na infância e adolescência ocasionam 70% dos problemas de coluna na fase adulta. A mochila não pode pesar mais que 1kg e, com os materiais, não pode ultrapassar 10% do peso do aluno. “Se a criança, por exemplo, pesa 30 quilos, ela só pode levar até 3 quilos”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS), Fábio Krebs.

Caso haja necessidade de a criança carregar uma grande quantidade de peso, a melhor opção de mochila é a modelo de carrinho.  Nessa escolha, o puxador precisa estar na altura do quadril, para que a criança fique com a postura correta ao carregá-la.  

Carregar peso de forma incorreta gera problema no esqueleto, principalmente na coluna. “É importante que os pais se atentem à escolha da mochila e ao tanto de peso que a criança irá carregar, pois o uso inadequado acarreta sérios problemas na coluna”, ressalta o presidente do Comitê de Coluna, da SBOT-RS, Alexandre Borba.

 

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados