Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de julho de 2021

PIX E DARKWEB

  

O cotidiano das pessoas ficou mais digital. Para os que têm acesso a internet comprar online, se comunicar, interagir e ver pessoas somente permaneceu possível com a pandemia por conta da internet e a integração digital. Com as restrições de circulação, o comércio digital se tornou uma realidade e com isso, os criminosos aproveitam do maior tempo online do consumidor e consequente aumento das transações digitais para aplicar golpes financeiros.


Com o lançamento do PIX além dos usuários, os golpistas se aproveitaram da nova ferramenta. A criminalidade organizada percebeu que o PIX poderia ser um excelente negócio para o mundo do crime e suas variantes, especialmente na Darkweb. Portanto, não tardou para que os golpes envolvendo o PIX se desenvolvessem.


Segundo dados do Banco Central, até começo de abril, mais de 206 milhões de chaves PIX foram cadastradas através de mais de 75 milhões de usuários em 133 milhões de contas. O volume de dinheiro salta aos olhos pois, segundo o BC foram mais de 328 milhões de transações que movimentaram mais de R$238 bilhões de reais, o tíquete médio das operações chega a R$750, o PIX representa 8 em cada 10 transferências.


O PIX é seguro? A resposta é simples: o PIX é tão seguro como qualquer outra transação bancária. Se a operação com o PIX é segura, então, onde está o perigo? No usuário, afinal, através dele é que são feitas as transferências, portanto, atacar o dono da chave resulta em potencial transferência de toda a quantia disponível em sua conta corrente. O que outrora era feito através de sequestros relâmpagos, com a obrigação dos usuários fazerem saques, agora se simplifica. E, como o PIX pode ser cadastrado através de contas digitais, os criminosos se utilizam dessas facilidades e da falta de verificação e proteção das instituições financeiras não tradicionais para serem os destinatários finais dos golpes.


Neste cenário a Darkweb é um local oculto e de entrada exclusiva com convite para acesso específico, protegido dentro do universo da Deepweb, local em que somente quem possui conhecimento mais avançado de informática consegue trafegar digitalmente através de navegadores específicos como I2P, Tor, Freenet e outros poucos. O caminho e as possibilidades de esconder seu endereço IP protegem as atividades ilícitas da Darkweb que, segundo a Interpol, superam 57% do total das práticas desse universo.


Se o criminoso está protegido, não se pode dizer o mesmo do usuário comum da internet: IP sem proteção, firewall de fácil acesso, computador com dados pessoais, senhas, páginas recorrentes com dados salvos e, para muitos, com dados bancários armazenados em páginas de compras usuais, as mesmas fragilidades podem ser percebidas em seus tablets e celulares. Praticamente um convite à ilicitude.


As modalidades mais comuns de golpes envolvendo o PIX têm sido através de Phishing, seja por e-mail ou WhatsApp, com o objetivo de captar senhas e dados bancários, além da invasão de dispositivos móveis e clonagem deles. O PIX, por ser uma modalidade nova, ainda não tem a proteção adequada e, tampouco, meios fiscalizatórios de controle. 



 

Antonio Baptista Gonçalves - Advogado, Pós-Doutor, Doutor e Mestre pela PUC/SP e Presidente da Comissão de Criminologia e Vitimologia da OAB/SP – subseção de Butantã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados