Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Acidentes domésticos: qual o papel da babá

 Cuidados básicos são importantes e profissionais bem preparados podem fazer muita diferença


Os indesejados acidentes domésticos podem acontecer e o período de férias escolas é ainda mais propício a isso, uma vez que as crianças estão mais tempo em casa. Para quem tem babá, é importante transmitir corretamente informações do que fazer se algo acontecer com os filhos, enquanto os pais estão trabalhando. A diretora da Anjely Agência e Treinamento de Babás, Bianca Guazzelli Aldworth, reforça que o mais importante é a prevenção.

“O papel da babá é agir de forma preventiva, esse o melhor a fazer. A revisão completa da casa ou apartamento é um trabalho fundamental e algo que deve ser feito de forma contínua para minimizar todos os riscos”, explica.

O atendimento a criança é responsabilidade do médico. Porém, a babá cumpre um papel importante se souber lidar em cada situação. Para isso, o indicado é que os pais busquem sempre informações com o pediatra ou médico de outra especialidade e transmitam da melhor maneira possível à babá.

“Saber como lidar em cada situação é importante. De um modo geral, é importante que a babá consiga manter a calma e saiba agir rapidamente em situações de perigo. Ela conhecer previamente o que fazer, é um diferencial importante”, completa Bianca.

A situação de engasgos com bebês e crianças pequenas exige atenção. Por conta disso, nos processos seletivos, pode ser um diferencial a babá contar com um curso de primeiros socorros. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os objetos mais comumente aspirados são: alimentos (pipoca, nozes, amendoim, milho, feijão, salsichas e ossos ou fragmentos de ossos), peças de brinquedos, bolinhas, moedas, tampas de canetas, tachinhas, pinos, clipes de papel, unhas, parafusos, balas e bexigas (essa última, geralmente fatal). As orientações podem variar conforme a idade, havendo um procedimento para menores de 1 ano e outros tipos de cuidados para maiores de um ano. Os detalhes podem ser conferidos na página da SBP.

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/prevencao-de-acidentes/aspiracao-de-corpo-estranho/

Em virtude da importância do tema, a Anjely Agência e Treinamento de Babás promove cursos que podem ser realizados na própria casa da família. O procedimento inclui uma revisão da residência para evitar acidentes.

 


Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados