Apesar de tantas incertezas que a pandemia trouxe no mundo inteiro, algo é certo: o mundo será cada vez mais dos dados. Sua utilização é estratégica em diferentes áreas de negócios e pode ser o grande diferencial competitivo das empresas, especialmente daquelas que atuam no comércio exterior. Não basta ter um grande volume de informações, mas saber extrair o que realmente interessa delas, ou seja, gerar insights a partir dos dados que são capturados por meio de ferramentas de Analytics e IA.
Se antes o foco principal das marcas era o produto, hoje a prioridade é a
experiência do cliente. E para investir numa jornada que compreenda o que o
cliente necessita e deseja, é fundamental ter acesso a dados que poderão ajudar
no atendimento. Uma experiência diferenciada é capaz de encantar, fidelizar e
gerar novos negócios.
Atualmente, existem empresas que não utilizam nem 3% dos dados que passam pelos
seus sistemas. Imagine o potencial que está sendo desperdiçado sem analisá-los
da maneira correta. O advento dos algoritmos, a utilização de regras extraídas
de análises avançadas de dados e Machine Learning e as plataformas de Big Data
permitem que as empresas tirem proveito da quantidade e variedade de dados que
possuem em sua base e, também, das informações disponíveis em outras empresas,
plataformas e Internet. Ignorar esse cenário é mais ou menos como ir na
contramão das principais tendências de mercado.
Segundo o Gartner, até 2023, mais de 33% das grandes empresas terão analistas
praticando inteligência de decisão (Decision Inteligence), que reúne
várias disciplinas, incluindo gerenciamento e suporte à tomada de decisões. Ela
fornece uma estrutura para ajudar os líderes de Data & Analytics a
projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos e processos
de decisão no contexto de resultados e comportamento dos negócios.
O MIT Technology Review destaca que o movimento de transformação digital deverá
circular, por ano, algo em torno de US$ 20 trilhões, o equivalente a mais de
20% do PIB global, sendo que os dados seguirão como um ativo de grande valor.
Todas essas previsões contribuem para fortalecer dentro das empresas a cultura data-driven,
capaz de gerar decisões mais assertivas, a partir da captação, extração e
análise das informações capazes de transformar os negócios e a competitividade
das empresas.
Já se tornou um mantra entre executivos e especialistas que os dados são o novo
petróleo do mundo. E a importância deles tende a aumentar com a implementação
de projetos de Internet das Coisas (IoT), que serão impulsionados pela tecnologia
5G. Com tudo conectado, a informação se tornará mais fluida, os processos mais
inteligentes e o futuro mais analítico. Definitivamente, os dados são os
protagonistas da vez.
Konstanz Winter - gerente de Data Strategy da
Asia Shipping, a maior integradora de cargas da América Latina
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