Discutir a conexão entre tradição e inovação é um imperativo no ambiente escolar. As transformações acontecem com a soma dos elementos consolidados por meio da História com outros que chegam para atender a novas demandas. Todos os espaços sociais são confrontados com essa questão. A escola, como espaço de formação humana por excelência, está nesse contexto.
Conectar o tradicional e o inovador significa
reconhecer todos os elementos já construídos a serviço da Educação, tais como
as contribuições filosóficas, históricas e matemáticas dos antigos Gregos, a
legislação romana, a difusão de ideias impressas em livros a partir da Invenção
de Gutemberg, a arte rupestre, assim como a renascentista, e ainda os elementos
desenvolvidos pela Ciência ao longo dos séculos. No momento atual, como
elementos inovadores podemos citar a chegada da Internet, do universo de
softwares que estão à nossa disposição e o entendimento que a formação do
indivíduo se dá pelo desenvolvimento de suas competências e habilidades.
A escola não é um espaço desconectado do mundo. E,
por ser dinâmica, a Educação também se caracteriza pela égide da inovação. O
processo educacional não é estático, se atualiza de acordo com as necessidades
da sociedade e do mundo. A união entre o inovador e o tradicional não
representa em nenhum momento a aniquilação de um dos elementos, mas a soma para
que possamos obter melhores resultados. Como exemplo, podemos citar a facilidade
de acesso às informações por meio da tecnologia a serviço da Educação.
Para que não haja confusão entre conceitos,
lembramos que o que eliminamos da Educação são as ideias e ações consideradas
arcaicas. Aquelas que foram superadas e não têm mais serventia para a vivência
atual. Não podemos confundir o arcaico com o tradicional. Por exemplo: ler
livros é uma prática tradicional, algumas ideias que constam em alguns deles é
que podem ser consideradas arcaicas. Mantemos a prática da leitura por ser
essencial à formação humana, mas substituímos ou atualizamos essas ideias à
medida que a Ciência avança. Portanto, um livro, que é um elemento tradicional,
pode conter nele novas propostas de aprendizagem que não imitem aquelas que se
tornaram arcaicas.
Da mesma maneira, a tecnologia, incorporada como
elemento inovador, chega para dar vivacidade ao antigo e ao tradicional, e não
os eliminar. O smartphone pode ser usado para ler artigos, pesquisar imagens,
realizar uma avaliação ou atividade on-line, interagir em debates com os
colegas. O celular é ativado de acordo com as intencionalidades pedagógicas.
Pode ser usado como forma de distração? Sim. E, nesse caso, não será preciso
eliminá-lo, mas orientar o aluno em formação para o uso ético.
Em “outra época” formávamos alunos que estivessem
preparados para o mundo por meio do acúmulo de informação. Essa perspectiva se
modificou e hoje, além da informação e do conhecimento, é preciso entender como
aplicar esse conhecimento para ajudar a resolver os problemas que a atualidade
nos impõe. E, acima de tudo, formar alunos para que desenvolvam e dominem suas
competências. A união entre tradição e inovação promove o desenvolvimento para
esse novo entendimento do mundo em que definir um propósito de vida alinhado à
compreensão da realidade garante ao aluno o desenvolvimento das seguintes
competências: ter boa comunicação, ter iniciativa (empreender), saber cuidar de
si e dos outros (Educação Socioemocional) e saber conviver plenamente (família
e círculos sociais). O conhecimento construído como base ao longo da história,
unido aos elementos inovadores – tecnologia e metodologias – irão colaborar na
formação de um cidadão autônomo, que ajudará a apresentar soluções para os
problemas humanos. Inovar significa encontrar novas soluções para os novos
problemas.
Podemos concluir, portanto, que a conexão entre a
tradição e a inovação resulta em uma Educação de qualidade ampliada, pois ambos
interagem, promovendo maior brilho e influência sobre a ação humana.
Ivo Erthal - coordenador
pedagógico da Conquista Solução Educacional.
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