"Dar um Google" é a expressão que veio para substituir a frase “procura na internet" ou "pesquisa isso online". Segundo estatísticas sobre o mundo digital, o Google deve processar em média 40 mil pesquisas a cada segundo. Ele é classificado como o website mais visitado do planeta.
O Google foi fundado como uma empresa privada em
setembro de 1998, e a sua oferta pública inicial só foi realizada em agosto de
2004. A missão, desde o início, era organizar a informação mundial e torná-la
universalmente acessível a todas as pessoas.
Em tantos anos de existência da multinacional é
possível notar que as mudanças no âmbito tecnológico tendem a ocorrer de forma
tão rápida que é preciso ficar atento para não perder o bonde. No caso do Google,
uma série de serviços e produtos baseados na internet são hospedados pelo site.
Isso gera lucro, principalmente por meio da publicidade envolvida no Google
Ads.
Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é
a plataforma de anúncio do Google. Os links que aparecem em destaque nos
resultados de pesquisas, os banners, anúncios nas páginas de sites e até mesmo
as propagandas que aparecem antes e durante os vídeos do Youtube são feitos
através do Google Ads.
Essas propagandas podem ser coordenadas diariamente
pelos anunciantes, dessa forma há a possibilidade de potencializar ou reduzir o
investimento quase que de forma instantânea.
O Google Ads é capaz de gerar resultados imediatos
para os mais diversos modelos de negócios. Essa capacidade de medir a
performance de campanhas mais consistentemente se dá na capacidade de fornecer
relatórios detalhados sobre qual foi o resultado que o anúncio gerou, ou seja,
a apresentação de métricas para avaliação.
Além disso, o Google Ads pode ajudar a descobrir
novas palavras chaves para estratégias de SEO e trazer potenciais clientes em
todos os estágios do funil de vendas. Esse processo permite produzir
materiais que aumentem o ranqueamento do site que publica textos com SEO com
exatidão.
Todo esse conceito culmina em tornar maior a
exposição do posicionamento da marca. Dessa forma há o aumento de engajamento
que deixa a empresa na frente dos concorrentes, isso porque o Google é a maior
plataforma de busca e pesquisa do mundo e se a empresa está bem exposta nela,
os resultados sempre serão satisfatórios.
Porém, o que faz o Google Ads uma plataforma de
anúncio tão fascinante?
É que as empresas que anunciam podem se destacar
para um público super segmentado, ou seja, não é só pagar para aparecer mais, é
investir em audiência qualificada e que tenha relação com o seu
negócio. Como isso não é necessário desperdiçar orçamento formas
promiscuas de campanhas que não tem métricas e formas de medir os resultados
com precisão.
O melhor de toda essa história está na
possibilidade de aprender a utilizar profissionalmente essa ferramenta, seja
ela para aplicação no seu próprio negócio ou para prestação deste serviço para
outras empresas. Porém, para analisar todos os dados de forma assertiva e com
isso indicar o caminho certo é necessária uma pessoa capacitada e com pleno
entendimento da dinâmica do Google Ads. Com isso, o orçamento disponibilizado é
aplicado com maior segurança e expertise.
Clóvis Barreto - CEO na Guia-se Agência de
Marketing Digital e atualmente é mentor de empresas que desejam aumentar as
suas conversões no Google criando a melhor estratégia para investir no Google
Ads e obter os resultados esperados.
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