Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Excessos de final de semana podem acarretar em problemas gástricos e intestinais

Mesmo quem não sofre de nada crônico pode ser acometido por sintomas gástricos e intestinais em virtude dos excessos de comida e bebida em apenas um final de semana. O cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Rodrigo Barbosa, de SP, comenta que a dilatação do estômago e aumento na pressão do esfíncter esofágico podem promover refluxo, pancreatite, entre outras doenças.

"Esses incômodos podem evoluir de forma aguda, rápida e muito agressiva quando o consumo de álcool e gordura é feito em cargas muito altas e de uma só vez. Os sinais são fortes e repentinas dores abdominais, perda de apetite, náuseas, vômito e febre", alerta o especialista.

A forma aguda de uma pancreatite, por exemplo, é provocada, essencialmente, pelo excesso do triglicérides no sangue, pelo uso contínuo de algumas medicações e pelo processo de autodigestão, podendo evoluir ara quadros gravíssimos. "A pancreatite aguda ou agudizada que se não tratada rapidamente pode levar o paciente ao óbito rapidamente. Já o refluxo apresenta sintomas que podem até serem confundidos com um infarto", enfatiza Dr. Rodrigo.

Dieta balanceada, evitar condimentos e frituras, não fazer refeições próximo da hora de dormir, esperar pelo menos duas horas para depois ir se deitar, evitar as bebidas alcoólicas, as bebidas ácidas como refrigerantes e sucos diluídos com pó e o cigarro são algumas medidas que podem ajudar a ficar longe desses problemas. "Outra recomendação para ajudar a melhorar os desconfortos noturnos do refluxo é elevar a cabeceira da cama colocando um calço sob os pés da cama elevando a parte superior", finaliza.

 


Dr Rodrigo Barbosa - Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba com internato médico pelo Hospital Sírio-Libanês - SP. Cirurgião geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio-Libanês-SP .

http://www.drrodrigobarbosa.med.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados