O longo período de suspensão das aulas presenciais e o vai e vem de reaberturas de escolas tem causado forte impacto na Educação, principalmente no segmento da Educação Infantil. O ensino remoto se tornou um desafio para os professores e também para os pais.
A coordenadora editorial de Educação Infantil do
Sistema Positivo de Ensino, Silvia Dumont, insiste na importância do
engajamento das famílias. "É preciso compreender que o momento pandêmico
expôs o fato de que não é papel exclusivo da escola manter a criança engajada
com o processo de aprendizado. Escola e família são instituições
complementares. Por isso, os familiares também são responsáveis por esse
engajamento que, agora, exige não apenas o acompanhamento das tarefas, mas o
acesso adequado a equipamentos eletrônicos e internet. Esse modelo parece ser
um pouco mais desafiador quando se trata de crianças pequenas. No entanto, a
disponibilidade, a persistência e a motivação permanente farão a diferença
nesse processo. Não se pretende que os pais ou outros familiares assumam o
papel dos professores; o que se deseja é que a família colabore, criando
condições para que a criança vivencie as situações propostas pelo
professor", argumenta.
Para ajudar as famílias neste enorme desafio que
tem sido o ensino remoto, principalmente para as crianças da Educação Infantil,
a especialista do Sistema Positivo de Ensino dá algumas dicas:
- Respeite
o ritmo de seu filho e não o compare com outras crianças da família ou da
vizinhança que estejam na mesma etapa escolar. Tente compreender o ponto
do processo de aprendizagem em que ele se encontra e incentive-o a seguir
em frente, fazendo relações entre o que foi proposto pela professora e o
cotidiano de vocês. Jamais desista das propostas e nunca diga a ele que
não aprendeu nada. Se perceber desinteresse, proponha realizar a atividade
ou a brincadeira em outro momento. Caso considere necessário, busque
orientações com o professor e coordenador da escola, tendo em vista
adequar as propostas às necessidades da criança.
- Renove
a motivação infantil mostrando interesse na aula que acontecerá no dia
seguinte. Para isso, prepare com antecedência o cantinho de onde ele
acompanhará o encontro com o professor e os colegas, oferecendo-lhe o
material didático, papéis ou caderno de desenho para anotações ou
rabiscos, tesoura com pontas arredondadas, cola, encartes para recorte e
riscantes de diferentes tipos (lápis, lápis de cor, giz de cera,
canetinhas hidrocor, etc.).
- Se
houver outro adulto de referência em casa ou até mesmo um irmão mais
velho, divida a tarefa de acompanhar o filho menor nos encontros remotos
para não gerar sobrecarga; afinal, o momento de ver e ouvir a professora e
interagir com ela e com os colegas deve ser especial. Ensine o pequeno a abrir
e desligar o microfone e a câmera do computador ou do celular para que ele
desenvolva autonomia nesse espaço remoto.
- Reforce
o lado lúdico das atividades realizadas, cantando as cantigas mais vezes,
recontando as histórias, pedindo a seu filho para pensar na letra inicial
de determinadas palavras, fazendo a contagem de brinquedos, etc.; assim,
você estará auxiliando a criança a ressignificar suas aprendizagens de
forma leve e prazerosa.
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