A psicóloga e especialista em empreendedorismo feminino
Rosangela Sampaio explica como a identificação com o cliente faz você sair na
frente
Tornar
sua marca reconhecível e distinguível de seus concorrentes é uma das
características cruciais para o sucesso. Isso é essencial na Era em que as
pessoas procuram aproveitar a semelhança do produto e a identidade corporativa.
Para
uma pessoa fazer uma compra, ela geralmente precisa primeiro se familiarizar
com sua marca, ou seja, o mais importante não é apenas ver o que você tem a
oferecer, mas também estudar suas políticas e aprender mais sobre seus valores
corporativos.
Tudo
isso pode ser alcançado por meio de uma construção astuta de identidade visual.
Aqui estão algumas dicas sobre este assunto:
-
Consciência e reconhecimento da marca: a primeira
coisa que você precisa saber sobre a sua marca é o fato de que é a imagem que
as pessoas veem quando ouvem sobre sua empresa. Isso mesmo, uma imagem!
Isso
por si só é mais do que suficiente para testemunhar sobre a importância da
identidade visual na construção de uma marca forte.
-
Aprenda sobre o seu público-alvo: embora alguns
empreendedores possam sentir que estão construindo um legado ou trabalhando em
sua própria imagem, a verdade é que a história da sua empresa não é uma
história sobre você, mas sobre seus clientes.
-
O público como seu foco: como tal, você precisa aprender quem é
o protagonista da história muito antes de começar a contá-la. Para isso, você
precisa pesquisar seu público.
-
Senso de continuidade: com o passar dos anos, sua marca
evoluirá, crescerá e se expandirá. Com isso, você pode sentir a necessidade de
fazer um “lifting facial” em torno dele e mudar seu logotipo ou slogan.
Quando
isso acontecer, você precisará encontrar uma maneira de manter pelo menos algum
senso de continuidade. Para se ter uma ideia do que estamos falando, você pode
dar uma olhada na evolução do logotipo de algumas das maiores tendências do
mundo.
Presente
em diferentes formatos: palavras são vento e é por isso que
seu público espera algo um pouco mais concreto.
Anteriormente,
falamos sobre como o logotipo, produtos e uniformes podem ser igualmente
icônicos para a identidade da sua marca. Isso ocorre porque a presença de sua
marca em vários formatos fala muito sobre sua confiabilidade.
Todos
podem fazer um site e até produzir uma quantidade limitada de produtos, porém,
todos esses produtos, quando combinados, realmente testemunham sobre a
seriedade e a legitimidade de uma marca.
Claro,
isso significa que você precisa encontrar um padrão ideal para um logotipo que
se traduza bem em cartões de visita, banners, pacotes de produtos, uniformes e
muito mais.
Quer
saber mais sobre o assunto? Confira o Mulheres Em Flow sobre como desenhar a
identidade visual da sua marca com assertividade: https://youtu.be/1LfdXXl33ws.
Rosangela Sampaio - psicóloga, palestrante, escritora e apresentadora do programa Mulheres em Flow. Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher. Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas, Revista Statto e Programa Em Destaque, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”.
@rosangelasampaiooficial e @mulheresemflowoficial
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