Muito tem se falado, estudado e treinado sobre a mudança de mindset com o objetivo de estarmos mais preparados para as demandas existentes e as projeções futuras.
A força produtiva e ativa no Brasil, que ocupa parte da gestão das empresas,
não nasceu na era digital, e sim de uma cultura bem diferente do que hoje
vivemos.
Aí está o grande desafio. Mindset é construção mediante a bagagem que carregamos
ao longo da nossa jornada. A forma como pensamos rege diretamente nossos
sentimentos, que por sua vez, influenciam nossas ações e, consequentemente,
refletem nossos resultados.
O sucesso vem da qualidade e o padrão da comunicação verbal, física, digital e
conexões/networking que nós temos, tudo isso atrelado diretamente com a
tecnologia.
A tecnologia permeia desde um simples salão de beleza de bairro, até empresas
de grande escala e entrega. Tudo tem tecnologia envolvida. Mas tudo começa na
forma como pensamos, ou seja, no nosso mindset.
Encontramos evidências diariamente deste conceito estudado e comprovado por
muitos especialistas, que avaliam comportamentos que elevam a performance
humana.
Atuando muitos anos na área comercial, inúmeras vezes me deparei com clientes
com soluções tecnológicas incríveis disponíveis, porém usando o básico, sem
maximizarem as possibilidades, por acharem que não sabem, não precisam ou o
famoso “deixa pra lá” logo na primeira tentativa frustrada de usar.
Sabe o porquê? Porque exige mudança! Exige um mindset de crescimento.
Para Carol Dweck, uma professora de psicologia de Stanford, uma das universidades mais
renomadas do mundo, e autora do livro Mindset:
a nova psicologia do sucesso - o que nos diferencia não é a capacidade
intelectual, mas a nossa maneira de como encaramos a experiência.
O mindset é identificado como o responsável pelo modo como cada um encara a
vida, e que explica por que alguém é otimista ou pessimista, o que é
determinante para o desenvolvimento profissional ou pessoal. Ou
seja, o nosso mindset está ligado diretamente à quantidade e qualidade
de nossas entregas.
Neste momento de crise, o Growth Mindset (Mindset de Crescimento) possui uma
parcela de contribuição ainda maior.
O capital humano, que alicerça e contribui para o crescimento de qualquer
empresa, independentemente do tamanho que ela possua, precisa ser cuidado,
porque números já apontam crescimento em proporções alarmantes no
comprometimento da saúde mental, como preocupação, ansiedade, baixa
produtividade e afastamento das atividades de trabalho.
Um estudo feito pela área de inteligência de mercado do Grupo Abril, em
parceria com a MindMiners, aponta
que 54% dos cidadãos estão extremamente preocupados com a situação da
Covid-19, mas o mais alarmante é que os casos de depressão quase dobraram
e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%. Segundo
pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas
de saúde mental estão aumentando em escala preocupante, durante
a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social.
É um enorme desafio e a forma como encaramos as adversidades irá determinar
nossos pensamentos, que gerarão nossos sentimentos que, por sua vez,
interferirão em nossas ações e o resultado será apenas a consequência disso
tudo.
Em contrapartida, as empresas a cada dia demandam pessoas mais preparadas, com
mente livre para inovar e performar como nunca.
Daí a dicotomia desta situação, de um lado a demanda das empresas por pessoas
preparadas para performarem e inovarem e, de outro, o mercado apontando
comprometimentos de pessoas importantes.
Por isso a mudança de mindset é tão importante para a nutrição mental com tudo
o que for trazer resultado e gerar as melhores tomadas de decisão.
Todos os anos, empresas do mundo todo gastam milhares de dólares com
treinamentos de gestores e equipes. Mas, apesar de todo o investimento, nem
sempre os resultados são os esperados.
Treinar sem mudar o mindset de cada colaborador – ou mesmo do gestor – acaba se
mostrando uma ação de pouco sucesso.
Segundo os especialistas, mudança de mindset, exige uma programação
mental. Isso porque, num primeiro momento, as pessoas podem até demonstrar
alguma adesão a novos modelos de trabalho ou gestão. Mas se não tiverem uma
programação mental que lhes permitam assimilar esse tipo de conteúdo, a
tendência é que tudo caia por terra.
Precisa haver uma conscientização do “porquê mudar” e não somente “o que
mudar”.
Um aprendizado fundamental que levo prestando consultoria, é que neste
contexto, gestores e colaboradores acabam se beneficiando quando conseguem, de
forma definitiva e duradoura, “mudar seu mindset”, o que lhes permite ter uma
visão mais positiva e empreendedora, que os leva comprovadamente à um
crescimento profissional e empresarial.
Segundo o economista espanhol José Ramón Pin, professor da IESE Business School, a gestão adequada das
emoções é uma habilidade que pode fazer profissionais passarem pela crise com
mais serenidade e sem perder o "espírito de luta". Reforço aqui a conscientização
e este é o primeiro passo. Precisa haver uma conscientização do “porquê mudar”
e não somente “o que mudar”.
Estamos aqui para aprender, crescer, inovar e contribuir para um mundo
melhor.
Eric R. Kandel é um neuropsiquiatra austríaco, com o Nobel em Medicina, no
seu estudo mostrou como nossos pensamentos, memórias e imaginação podem ativar
e desativar certos genes, mudando a estrutura dos neurônios no cérebro.
É incrível, tem muitos outros estudos comprobatórios que nos mostram que nossos
pensamentos, vão gerar sentimentos, que vão nos estimular às ações que nos
farão chegar em nossos resultados.
O mercado está cheio de oportunidades e pode ter certeza que a cada
dia mais demandas chegarão.
Aqueles que estão com sua mente no digital, na transformação, em criar
soluções, aprender e usar novas ferramentas, testar o novo, uma mente
ousada, que aceita desafios, aqueles que facilitam às empresas e tiram os
enroscos, mentes focadas em usar a inteligência artificial para resolver problemas,
pessoas livres para desenvolver suas habilidades, aqueles que extraem o melhor
de cada situação e apreciam a diversidade e a pluralidade humana, serão
os que mais contribuirão e não passarão despercebidos. Viverão mais leves.
Entender o mindset, aplicar e treinar até se tornar, é a chave das
mentes que estão dispostas a construir o amanhã.
Shirley Fernandes - diretora Comercial da N1IT,
empresa do Grupo Stefanini
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