Os funcionários são o bem mais precioso de toda empresa. Mantê-los engajados e motivados é uma das missões mais importantes e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Com a pandemia, que tem criado severos impactos à saúde mental, fazer uma gestão de pessoas humanizada à distância tem sido ainda mais difícil.
Segundo o relatório anual da American Psychological
Association (APA) deste ano, onde aponta as tendências emergentes da
psicologia, dois terços dos trabalhadores relataram que os problemas de saúde
mental sofridos prejudicaram seu desempenho profissional durante a pandemia.
Paralelamente, outra pesquisa realizada pela Lyra Health e pela National Alliance
of Healthcare Purchaser Coalitions, mostra que 40% dos funcionários disseram
estar enfrentando um esgotamento nesse período.
Os impactos causados pela pandemia são devastadores
e, além de afetar a própria saúde de muitas pessoas, impactam consequentemente
em outras atividades e responsabilidades profissionais. Neste cenário, ter uma
boa gestão de pessoas pode contribuir – e muito – para driblar esse
esgotamento, e, ainda, trazer a motivação, engajamento e produtividade antes
vista no trabalho presencial.
Felizmente, essa já é uma tendência adotada por
diversas empresas. Um estudo feito pela Você RH mostrou que 72% dos gestores
confirmam que a pandemia foi a razão efetiva para adotar transformações na
companhia. Além disso, 40% dos executivos disseram ter se aproveitado da
transformação digital para elaborar as melhores estratégias para esse objetivo.
Esses resultados deixam claro que, em meio ao
distanciamento social, o uso da tecnologia deve ser o foco da gestão de
pessoas. Em um primeiro momento, a tecnologia traz enormes benefícios para o
dia a dia da organização, permitindo acompanhar o andamento e desenvolvimento
de cada funcionário por meio de plataformas online e, manter uma comunicação
próxima e clara por meio de ferramentas tecnológicas. Tudo isso otimiza o dia a
dia das tarefas e contribui para diminuição de reuniões e processos
desnecessários.
Mas além disso, a gestão de pessoas também deve se
preocupar em usar essa tecnologia para momentos de descontração entre todos. Na
Pontaltech, por exemplo, desenvolvemos um trabalho forte nessa questão por meio
de diversas plataformas e aplicativos voltados ao incentivo da saúde mental.
Neles, os times podem contar com consultas com
psicólogos e muitos conteúdos de bem-estar, como aulas de yoga, podcasts e meditações
guiadas – tanto transmitidas ao vivo quanto gravadas e disponibilizadas para
serem acessadas a qualquer momento.
Um deles oferece uma espécie de termômetro de
saúde, onde cada pessoa indica se está feliz, neutro, triste ou muito triste.
Caso selecione uma das últimas opções, entramos em contato para entender o que
aconteceu e como podemos ajudar.
Essas plataformas são extremamente importantes para
que as empresas consigam tirar insights importantes sobre o dia a dia dos
funcionários à distância. Afinal, com o home-office, as chances de problemas
pessoais ou desentendimentos com quem mora na mesma casa interferirem no nosso
desempenho profissional, são bem maiores.
Por isso, os funcionários devem ter um espaço onde
se sintam à vontade para expor seus sentimentos e compartilhar o que os está
incomodando. Com isso, a missão das empresas e, principalmente da gestão de
pessoas, é buscar formas de ajudá-los, seja por meio de terapia ou aulas de
descontração. Isso acaba contribuindo para um maior desempenho, produtividade
no dia a dia e, inclusive, uma maior motivação.
Momentos de relaxamento e descontração como esses
são extremamente importantes para a saúde mental das pessoas em meio a esse
cenário difícil de isolamento social. Essas devem ser as prioridades de todas
as empresas agora e depois que tudo isso passar.
Camila Paiva - Gerente de RH da Pontaltech, empresa especializada em soluções
integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
https://www.pontaltech.com.br/
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