Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Como ficam as brincadeiras durante a pandemia?

Em comemoração a Semana Mundial do brincar, Playkids dá dicas de como se divertir em meio ao isolamento social

 

Com a pandemia, a brincadeira e a interação entre as crianças, importante atividade para o desenvolvimento saudável dos pequenos, teve que ser deixada de lado, fazendo com que a diversão ficasse toda por conta da família. Mas parar de ver os amiguinhos não significa deixar de brincar, seja a partir das telas, com o aplicativo da PlayKids, ou pelas brincadeiras tradicionais, as famílias podem deixar a imaginação fluir e preparar algumas atividades para que os pequenos se distraiam e se desenvolvam mesmo em distanciamento.

A Semana Mundial do Brincar reforça a necessidade e a importância da atividade para as crianças. Os pontos chave para as brincadeiras serem, além de divertidas, aliadas para a educação e desenvolvimento das crianças, é que elas desenvolvam habilidades motoras, criatividade, lógica, imaginação, competências psicossociais, entre outras.

O aplicativo da Playkids tem seu conteúdo escolhido por uma extensa curadoria, com a presença de pedagogos e psicólogos, que o separa por faixa etária. Todos os conteúdos, além de divertir as crianças, buscam incentivar o desenvolvimento de aspectos como a fala, a leitura e a coordenação motora. Entre eles estão:


SuperHands

O conteúdo do SuperHands estimula a imaginação das crianças fornecendo instruções e o passo a passo para atividades do tipo Faça Você Mesmo. Essas atividades, além de estimular a imaginação, fazem com que as crianças desenvolvam atividades de autorregulação, coordenação motora e resolução de problemas práticos, quando algum projeto não sai como o esperado.


ABC e Você

ABC e Você traz personagens e músicas infantis que ajudam crianças na fase da alfabetização escolar a se lembrarem e reconhecerem os sons e as formas das letras do alfabeto, mostrando como as letras fazem parte de todos os momentos de nossas vidas.


Jr Em: Desenhe Meu Caminho

O jogo é baseado em fazer com que as crianças tracem um caminho de A para B. Ele desenvolve raciocínio lógico, resolução de problemas, conceitos físicos, além de coordenação motora nas crianças através de seus desafios.


Estação de perguntas

Com este jogo é possível trabalhar e estimular a linguagem e conceitos como maior e menor, além das formas e das cores. Durante as perguntas e respostas do jogo, o pequeno precisará diferenciar conceitos e formas, o que estimula sua linguagem e trabalha sua atenção e concentração. Converse com a criança, à medida que os desafios forem sendo solucionados.


Ligue as estrelas

Este jogo trabalha a fala, a linguagem e concentração dos pequenos. Para jogar, a criança precisa de atenção para formar e identificar os objetos que se formam. Para maior aproveitamento da atividade, aproveite para, junto com o pequeno, nomear e conversar sobre cada imagem formada.

Mas como a brincadeira não pode se resumir às telas, separamos algumas que podem ser feitas em família e que ajudam no desenvolvimento dos filhos. Como:


Teatro de fantoche

O teatro de fantoche já era usado como brincadeira desde o antigo Egito. Hoje, está mais moderno, mas os benefícios continuam os mesmos. Os pequenos, ao brincarem, estimulam a imaginação e criatividade, ampliam seu vocabulário, trabalham a capacidade de atenção e concentração e também criam valores a partir das histórias.


Amarelinha

A amarelinha pode parecer uma brincadeira sem grandes contribuições para o desenvolvimento das crianças, mas além de divertida e muito fácil de brincar, ela ajuda no controle de força muscular, equilíbrio, noção de espaço, coordenação óculo-manual e motora fina.


Leitura

A leitura, além de estimular um momento em família, faz com que a criança comece a entender sobre a sociedade e sobre seus valores, compreenda emoções a partir das histórias, exercite sua imaginação e criatividade. A leitura a partir da primeira infância também estimula os pequenos a se tornarem leitores mais ativos depois de crescerem.


Jogo da memória

A partir das imagens e das posições das cartas, o jogo da memória estimula os pequenos a reconhecerem objetos, animais e até pessoas, oferecendo estímulos visuais que prendem a atenção dos pequenos. Auxilia também na capacidade da memória e do raciocínio.

 


Playkids App


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados