Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Dia da Terra - Como contribuir para a preservação dos recursos do planeta

 A Mapeei - Uma Vida Sem Plástico destaca algumas atitudes e lista produtos que podem substituir itens descartáveis que são nocivos ao meio ambiente

 

Consciência ambiental é um assunto que gera diversos debates, posicionamentos contraditórios e até polêmicos. E por causa da pandemia causada pela Covid-19, o tema acabou sendo deixado em segundo plano. Contudo, algumas datas nos lembram da importância de refletir e rever nossas atitudes a respeito da nossa relação com o meio em que vivemos.

No próximo dia 22, é comemorado o Dia da Terra, instituído em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Assim como o Dia Mundial do Meio Ambiente, esta data tem como objetivo propor um momento para revisarmos como nossas ações impactam a vida do planeta e, além disso, cobrarmos iniciativas governamentais mais eficientes para a preservação dos recursos naturais.

Segundo pesquisa publicada pelo Congresso em Foco , nós já consumimos mais de um planeta e meio em recursos. No ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram derrubados mais de um milhão de hectares de floresta na Amazônia, além dos mais de 80 mil focos de incêndio de janeiro a outubro de 2020.

 

Como fazer minha parte?

O problema é muito mais profundo do que parece. Ainda assim, pequenas atitudes pessoais podem contribuir para começar a mudar este cenário. Até porque, segundo o Greenpeace, a produção de sacolas, pratos e garrafas de uso único gera cerca de 500 milhões de toneladas de plástico.

A Lori Vargas, fundadora da Mapeei - Uma Vida Sem Plástico , primeira loja zero desperdício do Brasil, aposta na redução do uso dos plásticos descartáveis no dia a dia.

"Não são necessárias grandes iniciativas. Eu prezo pelas pequenas atitudes. Quando for ao supermercado por exemplo, leve sua própria sacola de tecido, a famosa ecobag , e diga não quando te oferecerem a sacolinha plástica. Outra atitude muito positiva, é trocar itens como escova de dentes , que são feitas de plástico e devem ser substituídas periodicamente, pelas escovas de bambu, por exemplo", conta.

Anualmente, são descartadas 26 bilhões de escovas no mundo. O bambu é um material 95% biodegradável, pode ser compostado, enterrado em jardins ou vasos de plantas. Apenas com essa mudança, em dez anos, uma família de quatro pessoas evita descartar 160 escovas dentais.

Além das pequenas mudanças dentro de casa e nas idas ao supermercado, você pode contribuir para a manutenção do meio ambiente mesmo em momentos de diversão. Ao sair para tomar um drink, por exemplo, você pode levar seu próprio canudo de inox , em vez de usar o canudo plástico oferecido nos bares e restaurantes, e até seu próprio copo , itens que cabem tranquilamente na bolsa.

A necessidade do álcool em gel durante a pandemia, também contribui para o aumento do descarte de embalagens plásticas. Uma medida simples para amenizar a situação é trocar para uma embalagem de vidro e reutilizá-la, à medida que consumir o produto.

"Minha ideia, ao criar a Mapeei, foi justamente oferecer opções para que as pessoas pudessem reduzir drasticamente o uso do plástico descartável, por conta dos malefícios que esse ítem causa ao planeta", conta Lori.

 


Mapeei - Uma vida sem plástico

SAC: (11) 97323-2670

online@umavidasemplastico.com.br

http://www.instagram.com/umavidasemplastico/

http://www.umavidasemplastico.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados