O ticket médio é um importante indicador financeiro para lojas virtuais e e-commerces. Teoricamente, quanto maior ele for, mais rentável é a empresa, já que o mesmo representa quanto cada cliente está gastando por compra. Desta forma, se ao longo do tempo uma marca consegue aumentar o seu ticket médio, provavelmente estará tendo lucro e um faturamento maior.
Para
ajudar quem deseja aumentar o ticket médio nas vendas online, o Magis5,
Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista sete dicas
fundamentais.
Ofereça frete grátis a partir de um determinado valor
Uma excelente dica para aumentar o ticket médio no
e-commerce é oferecer frete grátis em compras a partir de um determinado valor.
Assim, o consumidor pode escolher outros produtos, além dos que já estava
interessado em comprar, para garantir o benefício.
Incentive as compras através de descontos progressivos
Outra boa prática para incentivar a compra de mais produtos
e gerar um aumento no ticket médio é conceder descontos para o cliente,
conforme o valor que ele gasta na loja. Contudo, o ideal é que você adeque o planejamento
da sua loja virtual, para que esse tipo de desconto não prejudique sua margem
de lucro.
Tenha um portfólio de produtos diversificado
É muito importante diversificar ou ter produtos relacionados
no portfólio da loja virtual, pois, com isso, o cliente ou usuário do site pode
ter todos os produtos relacionados a um determinado segmento dentro de um mesmo
e-commerce. Sempre inclua novas categorias, marcas, produtos e modelos de
itens, visando proporcionar uma melhor experiência e uma solução completa para
o cliente.
Crie kits de produtos
Além de oferecer um portfólio diversificado, outra sugestão
é criar kits de mercadorias relacionadas. Por exemplo, se é um e-commerce que
faz a venda de produtos esportivos e o cliente deseja comprar uma determinada chuteira,
ofereça o kit com camisa, bermuda e meias com desconto, para incentivá-lo a
levar mais produtos por um valor mais baixo do que ele pagaria, caso fosse
adquirir cada item separadamente.
Fidelize o cliente
Promova boas experiências, por meio de um bom atendimento,
uma boa comunicação após a compra e de um site confiável e navegável, que
proporcione também diferentes formas de pagamento. Com tudo isso, e garantindo
que o produto chegue no prazo correto, provavelmente este usuário comprará mais
vezes na sua loja virtual. E quanto mais vezes ele fizer isso, mais seu ticket
médio aumentará.
Faça campanhas de indicação
As campanhas de indicação são uma excelente opção para
incentivar tanto o cliente que fez a primeira compra quanto aquele que já é um
consumidor fidelizado da loja virtual a divulgar a marca para amigos e
parentes. Portanto, ofereça descontos e bônus aos que indicaram e aos
indicados. Com isso, a loja virtual passa a ser mais conhecida, além de
garantir um bom marketing “boca a boca”, que tende a ser um dos que mais traz
resultados, independente do segmento de atuação.
Invista no marketing
Existe um ditado popular que diz que “quem não é visto,
não é lembrado”. Exatamente por isso, é imprescindível investir no
marketing digital, seja por e-mail, newsletter, mídias sociais, SEO, ou até
mesmo em tráfego pago, utilizando o Facebook Ads e Google Ads, por exemplo.
Cabe ressaltar que cada loja virtual funciona de uma maneira e, por isso, é
importante testar diferentes meios e até mesmo criar algumas estratégias para
verificar qual o que gera mais resultado e traz mais lucro para a sua loja.
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