Especialista explica
que escrever um bom livro requer conhecimento, planejamento e disciplina
O Brasil vive uma das maiores crises
econômicas das últimas décadas. No trimestre passado, o desemprego atingiu
14,6% dos brasileiros e, segundo a Fundação Getúlio Vargas, essa taxa pode
atingir 16% neste ano. Dentro desse cenário, profissionais de diferentes ramos
buscam maneiras para se destacar no mercado de trabalho.
Há diversas estratégias para se conseguir uma recolocação, entre elas estão:
networking, recorrer a empresas de recolocação profissional e a produção de
conteúdo. Essa última, permite que o profissional demonstre o seu conhecimento
e experiência escrevendo sobre um assunto que domina. Pode ser um blog, um
site, uma página nas redes sociais, ou o formato mais ambicioso e eficaz: o
livro.
Para Eduardo Villela, profissional com mais de 16 anos no mercado editorial e
especialista em assessorar pessoas e famílias e empresas na escrita e
publicação de seus livros, a produção de livros por profissionais com
experiência em gestão de negócios (ex.: gerentes e executivos) e profissionais
liberais e autônomos, como médicos, psicólogos, contadores, arquitetos,
engenheiros e advogados, cresceu consideravelmente nos últimos anos.
"Esses profissionais que, tradicionalmente, não tinham o hábito de
escrever livros, perceberam que era uma excelente oportunidade para se
destacarem entre os colegas, ganharem relevância, clientes e deixarem legado. O
interesse desses perfis em terem os próprios livros continuará crescendo nos
próximos anos", conclui o especialista.
Essa tendência do mercado editorial foi facilitada pelos e-books que permitiram
uma maior facilidade na divulgação de uma obra sem a necessidade de editoras e
gráficas. Porém, Villela alerta para o que ele considera uma banalização do
e-book. "O conteúdo de um e-book deve ter a mesma qualidade e cuidado
dedicados à construção de um livro impresso.Muitos profissionais, no ímpeto de
publicar uma obra para ganhar notoriedade e autoridade sobre um tema, produzem
conteúdos superficiais e que agregam pouco aos leitores",afirma Villela.
Antes de se debruçar na escrita de um livro é preciso que o autor principiante
conheça muito bem o tema que falará a respeito, conheça também as
características do público-alvo e estruture um bom roteiro de capítulos.
Construir um livro bem-feito exige planejamento, organização, disciplina e
orientação especializada.
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