Fala campeão!
Hoje eu trago para vocês um tema de extrema importância: Você sabe o que é
estratégia de vendas? Para que serve? Quando empregar? Os erros que você não
pode cometer?
Vem comigo!
Trouxe um breve e rico conteúdo sobre estratégia de vendas. Na década de 1970,
através da globalização, as empresas passaram a ser mais competitivas, então
quem vendia nesse período não estava mais sozinho na negociação e todos
passaram a almejar o mesmo objetivo. A partir dessa década, o mundo começou a
se abrir e tivemos aumento nas exportações e importações, ou seja, a
competitividade ficou mais acirrada, foi preciso fornecer um diferencial para o
cliente. Com esse cenário de competição, a estratégia de vendas passou a ser
extremamente necessária.
Mas o que seria essa estratégia? Estratégia de vendas é o momento que você foca
no seu objetivo, é o momento de estruturar as formas para chegar até o
objetivo. Neste momento colocamos na mesa as ferramentas de negócio: Quem é o
influenciador? Qual o melhor meio de comunicação com seu cliente? Qual o melhor
horário de negociar? Com essas respostas e ferramentas, você consegue montar a
sua estratégia de vendas.
Essa ação passou a ser decisiva no processo de venda, há uma possibilidade de
sucesso maior na negociação, por isso vou deixar uma dica para você: Escreva em
um papel qual a melhor estratégia para um determinado grupo de clientes. Por
exemplo seu cliente A, é o seu cliente que exigirá maior cuidado no
planejamento, o que você criaria para esse grupo de clientes?
Mas o que você precisa saber?
Tenha informações! Faça perguntas, entenda a necessidade do seu cliente,
garanta que ele leve o problema até você e, por último, mas não menos
importante: ouça o que ele irá te dizer. As informações vindas do seu cliente
sempre irão te ajudar a estruturar o seu objetivo.
5 Dicas para não errar:
- Só
passe o preço quando a necessidade estiver clara, desde que você saiba a
necessidade do cliente, e que o negócio vai ser fechado.
- Enxergue
falhas! Mapeie as possíveis falhas da sua estratégia, mesmo antes da
aplicação prática.
- Deixe
seu objetivo claro para a outra parte, não navegue sozinho, leve seu
cliente junto com você para todos os níveis do processo de venda.
- Desenhe
o pós-venda, quando você atingiu seu objetivo e a estratégia foi um
sucesso, tenha em mente o que você deve fazer depois que conquistar seu
objetivo.
Compartilhe com estrategistas mais experientes as suas
estratégias, principalmente se você é novato na área comercial, isso vai lhe
proporcionar uma visão mais ampla do negócio. Aproveitem o início do mês para
montar sua estratégia de vendas! E fique ligado que em breve vou trazer mais
ferramentas de vendas para te ajudar a alcançar o seu objetivo na venda! Grande
abraço e boas vendas campeão!! Marcelo Cerutti é Diretor da empresa CERUTTI
Consultoria e Treinamento, especializada em gestão de vendas para o
Agronegócio. Visite nossas redes.
MARCELO CERUTTI – Veterinário e
Pós graduado em Marketing. Diretor da CERUTTI – Consultoria e Treinamentos.
Campo Grande - MS
cerutti@cursosposagro.com.br
Site: www.cursosposagro.com.br
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