Pesquisar no Blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O combate ao câncer pode começar pela boca

Dia 4 de fevereiro é conhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Odontologia também tem feito a sua parte. Afinal, o tratamento contra um câncer pode afetar outros aspectos da saúde que não estão ligados à doença e a boca pode apresentar algumas dessas alterações. A questão em debate é o câncer no consultório odontológico e a necessidade de intervenções na saúde bucal do paciente oncológico. 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os cânceres que mais acometem os brasileiros são os de mama, em mulheres, e de próstata, nos homens. Na boca, o câncer é mais comum entre a população masculina, com mais de 11 mil novos casos em 2020. 

Os especialistas explicam que dependendo do tratamento do câncer, o paciente, ao buscar por algum tipo de tratamento odontológico, precisa de um manejo ainda mais atencioso. “A coisa mais importante sempre é saber o protocolo de tratamento que será usado para o câncer em questão. O que é comum é que os pacientes submetidos a quimioterapia consultem um cirurgião-dentista para fazer a adequação da boca com remoção de focos de infecção que poderiam complicar durante o tratamento do câncer. Sendo assim, os procedimentos odontológicos devem ser pensados a curto prazo, baseado na toxicidade aguda da quimioterapia e/ou radioterapia e, a médio e longo prazo, segundo os efeitos tardios da radioterapia e da cirurgia”, conta Fábio Luiz Coracin, PhD em Patologista Oral e Maxilo Facial e Estomatologia e presidente da Câmara Técnica de Patologia Oral e Maxilo Facial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). 

Mas, será que a rotina do paciente oncológico também muda nos cuidados com a saúde da boca? “Os cuidados com a boca e os dentes devem ser tão criteriosos e rigorosos para todas as pessoas. Para os pacientes com câncer, eles devem ser intensificados antes do início do tratamento e, se possível, ao diagnóstico da doença para que todos os prováveis focos de infecção sejam removidos”, explica Coracin. 

Para o presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP, Fábio de Abreu Alves, o acompanhamento do cirurgião-dentista pode ser parte de uma estratégia multidisciplinar de combate à doença. “Hoje já é uma prática bastante reconhecida: pacientes que farão tratamento para câncer de boca (outras regiões de cabeça e pescoço também), por exemplo, ou um transplante de medula óssea, passarem por uma avaliação odontológica para melhorar a saúde bucal, receber instruções de higiene oral e remoção de focos de infecção da boca”, afirma. Em outros casos, durante o tratamento por quimioterapia muitos cuidados devem ser tomados. “Pacientes com imunossupressão (diminuição da defesa imunológica), se possível o tratamento odontológico deve ser postergado, pois neste período há mais riscos de infecções e o paciente deve se concentrar em realizar o tratamento oncológico. Além disso, quando houver alguma emergência odontológica, o médico do paciente deve ser contatado para avaliar a melhor ação a ser tomada”, completa. 

 

 

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)

www.crosp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados